Bruce Barbosa: Portobello – crescendo Ebitda +40% em 2018?
Por Bruce Barbosa, analista independente
Lendo o Valor esta manhã percebi algo pouco usual.
Reportagem sobre como Cecrisa (fabricante de revestimentos cerâmicos não listada) havia mudado de estratégia e crescia receitas em +20% e Ebitda em +40% nos dois primeiros meses de 2018.
Nada mal.
Comprada por um fundo de private equity, Cecrisa é um daqueles investimentos “siga o mestre” – é só copiar a estratégia da líder do setor e, após 8 anos, vendê-la para o mesmo.
E a líder é, nada menos que, a Portobello (PTBL3) – que já tentou se fundir a Eliane (outra competidora) lá em 2012.
Cecrisa (e PTBL) focaram em produzir um mix de produtos de maior valor agregado e cortar custos – que trouxe ótimos resultados para as duas.
O crescimento de Cecrisa no início do ano chama a atenção – caso PTBL esteja na mesma toada, podemos ter, em 2018, uma repetição do que vimos em 2017 (Ebitda crescendo 64%).
Se, ao fim de 8 anos, PTBL comprará a Cecrisa, não sei. Mas PTBL possui uma rede de lojas próprias que funciona não só para agregar valor a marca, como para criar uma barreira de entrada em seu (belo) negócio.
Com ROE de 25% nos últimos 12 meses, PTBL está preparada para encher o bolso de seus acionistas. E negociando a míseros 7x Ebitda e 14x lucros, continua uma ótima compra das Maravilhosas Ações do Bruce.
Acompanhe-me no Twitter: @BruceBarbosa88
E também no Facebook (ainda em construção): BruceBarbosaOficial
E no LinkedIn: BruceBarbosaOficial