Mercados

Bruce Barbosa: Crise nos mercados gringos afetará o Brasil?

02 mar 2018, 15:06 - atualizado em 02 mar 2018, 15:57

Por Bruce Barbosa, analista independente

Sim.

Se os mercados internacionais caírem de forma relevante, teremos também uma crise forte por aqui. Como foi em 2008 (2018 = 2008?).

Não se engane com o que dizem os jornais e revistas comentando que os emergentes estão melhor preparados para uma queda nas bolsas.

Se os mercados internacionais caírem como caem nas crises (-50%), o Ibovespa também cairá -50%. Se “bater o desespero”, vamos todos juntos.

E o que fazer? Como se posicionar para uma possível crise nos mercados mundiais?

Nada. N-A-D-A.

Faça o mesmo que o velhinho de Omaha. Tenha caixa para aproveitar alguma oportunidade, mas não tente prever o futuro.

Quanto de caixa? Depende de cada um e de sua alocação em bolsa – se sua alocação é baixa, você terá muito mais espaço para aumentá-la em uma crise.

Comprar opções parece uma estratégia maravilhosa, até que você faz as contas de quanto perdeu com as opções que viraram pó… faça a conta.

Tenha boas ações a bons preços e prepare seu psicológico para tempos mais difíceis – pois, comprar ações quando ninguém mais as quer é tudo que o separa dos superinvestidores de Graham-Doddsville.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
bruce.barbosa@moneytimes.com.br
Leia mais sobre:

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar