Últimas Notícias IR 2018 Carteiras recomendadas Comprar ou vender Finanças Pessoais Cripto Economia
Cotações por TradingView

Opinião

Bruce Barbosa: Até onde vai a Bolsa?

Bruce Barbosa - 13/03/2018 - 11:14

Por Bruce Barbosa, analista independente

Respondendo a esta pergunta também respondemos se vale a pena comprar tal e tal ações nos preços atuais…

Conversando com um amigo ontem, a primeira pergunta que lhe veio a mente foi: é verdade que a bolsa pode subir 4x neste ciclo?

E a pergunta me fez repensar minha forma de olhar o mercado.

Claro, a resposta para a pergunta é sempre: “eu não sei”. Mas este ciclo de alta está, em grande parte, relacionado com a política.

Após o impeachment de Dilma, Temer decidiu que consertar a economia seria condição necessária para governar.

Com a indicação de pessoas competentes para os cargos econômicos chave, 2 anos depois, em um passe de mágica, temos juros nas mínimas, economia crescendo e perspectivas melhorando.

(Se Temer se utiliza da mesma estratégia na segurança, ele fará uma enorme diferença).

Logo, o ciclo de alta atual da bolsa está intimamente ligado às eleições deste ano. E li algo na Veja este fim de semana que me chamou a atenção.

Nas eleições de 1994, Lula estava na frente e a candidatura de FHC era caracterizada como ficção. Em 2002, Roseana Sarney liderava (nem concorreu). Em 2010 Serra teria chances reais de vitória – deu Dilma.

Não sabemos ainda o que ocorrerá, mas o mercado aposta na eleição de um político de centro que continuará o bom caminho trilhado pela economia – se isso for verdade, a bolsa ainda está baratíssima.

Afinal, Lula está fora da disputa (tomara!), a esquerda está em luta interna, Marina continua sumida e Bolsonaro não tem partido e nem mostrou capacidade de costurar coligações.

Se tivermos o desfecho acima, é provável que nossa bolsa suba por mais 4 (ou 8 anos, 2 mandatos). Afinal o PIB ainda nem começou a crescer e as companhias fizeram o dever de casa – estão muito mais enxutas que antes da crise.

Com bolsa subindo por 4 anos, comprar 5% acima ou 5% abaixo não fará a menor diferença para seu dinheiro. Esqueça o Market timing e aproveite seu tempo para estudar alguns dos Melhores Negócios da Bolsa.

Acompanhe-me no Twitter: @BruceBarbosa88

No Facebook: BruceBarbosaOficial

E no LinkedIn: BruceBarbosaOficial

Leia mais sobre: B3, Bolsa, Ibovespa, Mercados
 

Últimas Notícias