Britânica FCA concede sua quinta licença de operação para empresa cripto Mode
Mode Global Holdings, aplicativo fintech listado na Bolsa de Londres (LSE:MODE), se tornou a quinta empresa a ser acrescentada ao registro cripto da Autoridade de Conduta Financeira do Reino Unido (FCA, na sigla em inglês).
Mode agora está registrada junto com duas entidades da Gemini, bem como Archax, Ziglu e Digivault — braço de custódia da Diginex, aprovado em 14 de maio.
O registro foi anunciado pela FCA, reguladora financeira britânica, em janeiro de 2020, como um meio de avaliar os processos antilavagem de dinheiro e combate ao financiamento do terrorismo implementados por startups cripto.
Inicialmente, empresas deviam se registrar ou interromper suas operações até janeiro deste ano, mas o prazo limite havia sido adiado duas vezes (para janeiro e julho deste ano) e, agora, está previsto para 31 de março de 2022.
Em 18 de junho, o ministro John Glen afirmou que a FCA aplicou mais recursos para avaliar solicitações de registro após revelar que uma empresa teve de aguardar 527 dias para revisão.
Membro do parlamento britânico critica
demora da FCA em registrar empresas cripto
À la Mode
Mode oferece cartões e carteira digital, permitindo que clientes comprem, vendam e armazenem bitcoin. Negociada na LSE, a startup possui uma capitalização de mercado de cerca de £ 44 milhões (US$ 61 milhões).
Além de ser acrescentada ao registro, Mode anunciou ter obtido uma licença de Instituição de Dinheiro Eletrônico por meio de uma subsidiária chamada Greyfoxx Limited. Outra subsidiária, Fibermode Limited, é a entidade acrescentada ao registro de empresas cripto da FCA.
Mode afirmou que as licenças trouxeram um “foco renovado” e, por isso, irá, suspender seu produto de investimentos chamado “Bitcoin Jar” a partir do dia 31 de agosto.
Agora, Mode irá concentrar todos os seus esforços em desenvolver um aplicativo de pagamentos com um produto de “cashback” em bitcoin.
“Passamos o último ano desenvolvendo nossa empresa com foco em segurança e compliance e, hoje, podemos dizer que nosso ecossistema é repleto de um portfólio de licenças da FCA, garantidas com muito esforço ao gerar confiança com a reguladora”, disse Jonathan Rowland, presidente da Mode.