Brian Brooks, ex-regulador bancário, será CEO da Binance.US
O ex-regulador bancário Brian Brooks será o CEO da Binance.US.
Segundo um artigo do Wall Street Journal (WSJ) desta terça-feira (20), Brooks irá se unir à corretora de criptomoedas em 1º de maio.
Atualmente, Binance.US é liderada por Catherine Coley. Ainda não se sabe se Coley continuará na corretora em um cargo diferente ou sair da empresa.
Até recentemente, Brooks, ex-executivo da Coinbase, era chefe interino do Escritório de Controladoria da Moeda (OCC, na sigla em inglês) durante a administração Trump.
Brooks contou ao WSJ que ele deseja tornar a Binance.US em uma forte competidora da Coinbase e reforçar seu comprometimento com o compliance regulatório.
“Eu não teria aceitado esse cargo se eu não tivesse um forte comprometimento do comitê para liderar um forte programa de compliance”, afirmou Brooks.
Durante seu mandato de oito meses no OCC, Brooks abriu as portas para que bancos federais custodiassem contas de reserva para emissores de stablecoins, esclareceu que bancos federais podem transacionar com stablecoins e concedeu um alvará bancário para Anchorage.
OCC: grupo de democratas repreende foco “unilateral”
sobre questões relacionadas a fintechs e cripto
Tanto a Binance como a Binance.US parecem ter fortalecido seu jogo de compliance com as recentes contratações.
Em março, a Binance contratou Max Baucus — que atuou por décadas no Senado Americano e, depois, foi embaixador da China — a fim de fornecer orientações para navegar pelo setor regulatório dos EUA.
Empresas cripto, no geral, contrataram ex-funcionários do governo nas últimas semanas. Em março, a Coinbase contratou Brett Redfearn, ex-diretor de alto escalão da Comissão de Valores Mobiliários e de Câmbio (SEC) para liderar sua divisão de mercados de capital.
A gestora de ativos e criptoativos One River contratou o ex-presidente da SEC Jay Clayton para seu comitê de consultoria.