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BRF irá voltar o foco para o Brasil e vender R$ 5 bi em unidades no mundo

29 jun 2018, 19:22 - atualizado em 29 jun 2018, 19:22

A BRF (BRFS3) anunciou nesta sexta-feira um ousado plano de reestruturação de seus negócios que implicarão na venda de unidades na Europa, Argentina e Tailândia, sem deixar de exportar, com o objetivo de arrecadar até R$ 5 bilhões, mostra um comunicado enviado à CVM.

A ideia é focar as suas operações no mercado doméstico brasileiro, na Ásia e no mercado muçulmano, neste último caso atendido por plantas exclusivas, que incluem os ativos de Banvit, na Turquia. A empresa vê que nesses mercados está entre as posições de liderança e tem fortes vantagens competitivas. O plano também abrange a venda de ativos imobiliários e não operacionais, e de participações minoritárias em empresas. Uma outra iniciativa é a realização de operação de securitização de recebíveis.

A intenção é derrubar a razão entre a dívida líquida e o EBITDA para em torno de 4,35 vezes em dezembro de 2018, já considerando a recente alta do dólar e os impactos referentes às restrições parciais de exportação para o mercado externo, e abaixo de 3,00 vezes em dezembro 2019.

A BRF pontua também que o reforço no caixa decorrerá, também, de uma melhor gestão de estoques de matéria-prima (congelados) e de produto acabado. “Neste sentido terá continuidade o plano de reestruturação fabril, que tem como principal objetivo a readequação da estrutura produtiva à demanda de mercado. Em andamento desde março deste ano, a iniciativa incluiu readequação nas linhas de produção, férias coletivas e a redução de cerca de 5% do quadro de funcionários nas operações fabris no Brasil”, explica.

A estrutura corporativa também será otimizada com a redução do número de vice-presidências de 14 para 10, divididas em três grandes áreas. Serão três vice-presidências, com foco em mercados: Brasil, Halal e Internacional. Na frente operacional, serão também três vice-presidências: Operações, Planejamento Operacional (S&OP) e Qualidade; e quatro vice-presidências corporativas: Finanças e Relações com Investidores, Planejamento Estratégico e Gestão, Recursos Humanos e Serviços Compartilhados, e Institucional e Compliance.