BRF dispara mais de 4% com Ivan Monteiro indicado para vice-presidência financeira
Por Investing.com – As ações da BRF (BRFS3) operam com valorização de 4,51% a R$ 24,77, liderando assim as altas do índice Ibovespa na parte da manhã desta terça-feira. Mais cedo, a companhia anunciou a aprovação do nome de Ivan de Souza Monteiro para a vice-presidência financeira e de relações com investidores.
O executivo substituirá Elcio Ito, que deixa a companhia para dedicar-se a projeto pessoais, disse a BRF em comunicado. Com passagem pelo Banco do Brasil (BBAS3) entre 2009 e 2015, Monteiro mais recentemente atuava na Petrobras (PETR4), onde ocupou a presidência-executiva entre junho e dezembro de 2018.
Descredenciamento
No final de janeiro, a BRF divulgou comunicado informando que tomou conhecimento da nota oficial do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) acerca do relatório publicado pelo serviço sanitário da Arábia Saudita habilitando 25 estabelecimentos brasileiros como exportadores de carne de frango para aquele país.
As repercussões para a BRF em decorrência desse evento são as seguintes: a companhia passou a ter oito dentre as vinte e cinco plantas habilitadas para exportação de carne de frango para a Arábia Saudita; das plantas que a BRF exportava regularmente, uma delas, Lajeado, não consta da nova lista; no caso de Jataí, também excluída da nova lista, ela não exportava para a Arábia Saudita; as oito plantas habilitadas possuem capacidade suficiente de atendimento da demanda daquele mercado.
Com isso, a BRF informa que o impacto efetivo dessa medida se restringe às exportações da planta de Lajeado, que vinha operando com um volume de aproximadamente 6,5 mil toneladas/mês de exportação para a Arábia Saudita.