BRF (BRFS3) fecha joint venture com empresa de carne halal da Arábia Saudita
A BRF (BRFS3) anunciou uma joint venture com a Halal Products Development Company (HPDC), subsidiária do fundo soberano da Arábia Saudita, o Public Investment Fund (PIF).
O acordo concluído nesta terça-feira (1) acontece em continuação ao memorando assinado e comunicado ao mercado em outubro de 2022. Dessa forma, a participação da BRF na sociedade será de 70%, enquanto a da HPDC representará 30%.
Segundo a BRF, a criação da nova companhia tem como objetivo desenvolver a indústria de produtos halal na Arábia Saudita por meio de inovação.
- AS 10 AÇÕES PARA INVESTIR EM AGOSTO E SURFAR NO RALI DO IBOVESPA: João Piccioni, analista-chefe da Empiricus Research, indica as melhores oportunidades para ganhar dinheiro neste mês no Giro do Mercado, clique aqui e assista! Aproveite para se inscrever no nosso canal e fique ligado nas próximas lives, de segunda a sexta-feira, às 12h.
Dessa forma, a constituição do acordo prevê ainda a criação de uma sede para Negócios Halal, um Centro de Inovação de Alimentos Halal e um Centro de Excelência.
Vale lembrar que os produtos halal são uma exigência dos povos islâmicos, já que os mesmos seguem uma série de normas para o consumo dos muçulmanos. O Brasil é o principal exportador global de alimentos halal do mundo.
Segundo dados da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira, na década encerrada em 2022, a Arábia Saudita importou uma média anual de 564.476 toneladas de produtos brasileiros de frango.
Acordo BRF e Arábia Saudita
A joint venture ocorre dias depois que a Salic, subsidiária integral da PIF, adquiriu uma participação de 10,7% na BRF por meio de uma oferta de ações subsequentes. O objetivo de longo prazo da Arábia Saudita é garantir sua segurança alimentar.
“A consolidação da joint venture representa um passo muito importante e estratégico para a atuação global da BRF em um mercado de extrema relevância para a companhia. A empresa segue consistente no desenvolvimento da região e da indústria de alimentos Halal como um todo”, destaca Marcos Molina, chairman do conselho da BRF.
A BRF está presente no Oriente Médio há mais de 50 anos, fornecendo produtos para 14 países da região. A Sadia é líder de mercado na categoria de frangos e reconhecida como a marca preferida da região com 38% de share entre os consumidores do mercado halal.
A marca é a terceira mais escolhida nos Emirados Árabes, de acordo com pesquisa da Kantar Brand Footprint 2023, divulgada em julho.
Assim, desde 2009, a empresa tem distribuição própria na Arábia Saudita e em 2020 adquiriu uma unidade de processamento de alimentos no país.
Nesta semana, o Brasil e a Arábia Saudita firmaram ainda um acordo bilionário para o agronegócio brasileiro.
Por fim, o volume de investimento para a parceria não foi divulgado.
*Com Reuters