AgroTimes

BRF (BRFS3) fecha joint venture com empresa de carne halal da Arábia Saudita

02 ago 2023, 9:47 - atualizado em 02 ago 2023, 9:47
BRF
O acordo ocorre dias depois que a Salic, subsidiária integral do fundo soberano da Arábia Saudita, adquiriu uma participação de 10,7% na BRF (Imagem: Bloomberg)

A BRF (BRFS3) anunciou uma joint venture com a Halal Products Development Company (HPDC), subsidiária do fundo soberano da Arábia Saudita, o Public Investment Fund (PIF).

O acordo concluído nesta terça-feira (1) acontece em continuação ao memorando assinado e comunicado ao mercado em outubro de 2022. Dessa forma, a participação da BRF na sociedade será de 70%, enquanto a da HPDC representará 30%.

Segundo a BRF, a criação da nova companhia tem como objetivo desenvolver a indústria de produtos halal na Arábia Saudita por meio de inovação.

Dessa forma, a constituição do acordo prevê ainda a criação de uma sede para Negócios Halal, um Centro de Inovação de Alimentos Halal e um Centro de Excelência.

Vale lembrar que os produtos halal são uma exigência dos povos islâmicos, já que os mesmos seguem uma série de normas para o consumo dos muçulmanos. O Brasil é o principal exportador global de alimentos halal do mundo.

Segundo dados da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira, na década encerrada em 2022, a Arábia Saudita importou uma média anual de 564.476 toneladas de produtos brasileiros de frango.

Acordo BRF e Arábia Saudita

A joint venture ocorre dias depois que a Salic, subsidiária integral da PIF, adquiriu uma participação de 10,7% na BRF por meio de uma oferta de ações subsequentes. O objetivo de longo prazo da Arábia Saudita é garantir sua segurança alimentar.

“A consolidação da joint venture representa um passo muito importante e estratégico para a atuação global da BRF em um mercado de extrema relevância para a companhia. A empresa segue consistente no desenvolvimento da região e da indústria de alimentos Halal como um todo”, destaca Marcos Molina, chairman do conselho da BRF.

A BRF está presente no Oriente Médio há mais de 50 anos, fornecendo produtos para 14 países da região. A Sadia é líder de mercado na categoria de frangos e reconhecida como a marca preferida da região com 38% de share entre os consumidores do mercado halal.

A marca é a terceira mais escolhida nos Emirados Árabes, de acordo com pesquisa da Kantar Brand Footprint 2023, divulgada em julho.

Assim, desde 2009, a empresa tem distribuição própria na Arábia Saudita e em 2020 adquiriu uma unidade de processamento de alimentos no país.

Nesta semana, o Brasil e a Arábia Saudita firmaram ainda um acordo bilionário para o agronegócio brasileiro.

Por fim, o volume de investimento para a parceria não foi divulgado.

*Com Reuters

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar