Quer saber o que comprar agora na Bolsa? Receba as melhores dicas do Brasil

Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Brexit: Tentativa de novo acordo fracassa no parlamento com iminente queda de May

Bruno Andrade - 22/05/2019 - 11:08
Primeira ministra fazendo a leitura do WAB no parlamento britânico (Imagem: Facebook oficial de Theresa May) (Imagem: Facebook oficial de Theresa May)

A última tentativa de finalizar um acordo para o Brexit da primeira-ministra britânica, Theresa May, fracassou nesta quarta-feira (22).  O Projeto de Lei do Acordo de Retirada, WAB (Withdrawal Agreement Bill), foi rejeitado por oposicionistas e parlamentares de sua base aliada.

“A segunda leitura proposta do WAB está claramente destinada ao fracasso, então não faz sentido perder mais tempo com a esperança fútil de salvação da primeira-ministra. Ela tem que partir”, explicou Andrew Bridgen, do Partido Conservador, em entrevista à Reuters.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!

Bridgen é um dos conservadores que rejeitam a saída do Reino Unido da UE (União Europeia). Diante do enfraquecimento de sua própria base, May já propôs sua renúncia para julho.

Um dos favoritos para substituir May é Boris Johnson. O parlamentar afirmou que não votará a favor do WAB. Do outro lado, o Partido Trabalhista também confirma votos de forma contrária ao Brexit.

A crise política no país preocupa economistas: a libra teve nova desvalorização frente ao dólar nesta quarta-feira (22), operando com recuo de 0,56%, sendo cotada a US$ 1,26. Os investidores temem uma saída desordenada sem acordo, programada para 31 de outubro.

A única predizibilidade do cenário político britânico é queda de May, já que a líder do Partido Conservador perdeu sua barganha política.

Última atualização por Bruno Andrade - 22/05/2019 - 11:11