Brexit: Ministra de Theresa May pede demissão e eleva instabilidade política
A ministra Andrea Leadson, do Partido Conservador, renunciou na última quarta-feira (22). Leadsoson, que foi uma das grandes defensoras do Brexit, decidiu deixar o governo após o fracasso do Projeto de Lei do Acordo de Retirada, WAB (Withdrawal Agreement Bill). O projeto havia sido anunciado pela primeira-ministra Theresa May.
“Eu não acredito mais que nossa abordagem irá entregar o resultado do referendo”, afirmou Leadsom. “É, portanto, com grande pesar e com o coração pesado, que eu saio do governo”.
A saída da ministra agrava a situação da da premiê britânica, pelo isolacionismo político cada vez maior de May, seja pela perda de apoio dentro de seu próprio partido, seja pelo aumento da instabilidade política.
Foi o que aconteceu após a demissão da ministra. O parlamentar Ian Lavary, do Partido Trabalhista, relatou para à agência Reuters sobre a situação política de Theresa May.
Para Lavary, a primeira ministra perdeu a autoridade e, “pelo bem do país, a líder do Partido Conservador deve sair. Sendo assim, o acontecimento de uma eleição geral seria a melhor saída”, disse Lavary.
Todavia, May promete continuar no que chama de “missão”e já propôs um segundo referendo, com o intuito de negociar com os parlamentares ou até mesmo em busca de um desesperado apoio popular.