Brava Energia (BRAV3) fecha contrato para venda de 6 milhões de barris de óleo de Atlanta
![Brava Energia](https://www.moneytimes.com.br/uploads/2024/11/brava-energia-2.jpg)
A Brava Energia (BRAV3) assinou, em 11 de fevereiro, um contrato para a venda de seis milhões de barris de óleo para a Trafigura, produzido pelo consórcio em Atlanta — do qual a Brava detém 80% de participação.
Segundo comunicado enviado ao mercado nesta quinta-feira (13), o contrato prevê compartilhamento de ganhos por meio da combinação de cargas, acesso a mercados específicos para o tipo de óleo de Atlanta e uma linha de financiamento competitiva.
- VEJA MAIS: Analista aponta 4 motivos para apostar na alta do Ibovespa em fevereiro e 10 ações mais promissoras para investir; confira
O documento não informa o valor específico da transação, apenas que a precificação do contrato está atrelada aos preços de referência de bunker de baixo enxofre — tipo de combustível marítimo com teor reduzido de enxofre — no mercado internacional. Também não há detalhes sobre o período de vigência do contrato.
A Trafigura é uma empresa multinacional singapurense no negócio de commodities, incluindo petróleo, metais, minerais e outros.
Brava Energia: FPSO Atlanta
Em janeiro deste ano, a Brava anunciou um investimento de aproximadamente US$ 1,2 bilhão no FPSO (navio-plataforma) Atlanta. A embarcação tem capacidade para produzir até 50 mil barris de óleo por dia, tratar 140 mil barris de água por dia e armazenar até 1,6 milhão de barris de petróleo.
“Atlanta é um projeto notável e a sua concretização representa o alcance de um dos nossos principais objetivos de curto prazo. O Sistema Definitivo aumentará substancialmente a produção e a resiliência da companhia”, disse à época o diretor de operações offshore da Brava, Carlos Mastrangelo.
O acordo para a construção e operação do navio foi firmado com a Yinson Production, em fevereiro de 2022. Em julho de 2023, a Yinson Production exerceu sua opção de compra do navio, iniciando a vigência dos contratos de afretamento, operação e manutenção por um período de até 20 anos.