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Brasileiros substituem o pagamento em dinheiro na pandemia, mostra estudo

20 ago 2020, 15:31 - atualizado em 20 ago 2020, 15:31
Fintech Pagamentos
Os pagamentos contactless entraram no gosto do consumidor durante a pandemia (Imagem: Unsplash/@jonasleupe)

A pandemia de covid-19 trouxe mudanças nos hábitos das pessoas, principalmente na hora das compras. De acordo com o novo estudo global Back to Business, elaborado pela Visa, 73% dos consumidores brasileiros mudaram o método de pagamento.

As compras online foram a principal saída encontrada pela população (56%), seguidas pelo uso de pagamentos contactless (43%) e pela diminuição do uso do dinheiro em espécie (42%).

Dentre aqueles que usam cartão de crédito ou débito, a grande maioria (87%) tem tomado precauções para manter o produto limpo. 32% começaram a usar desinfetante, 31% deixam o cartão isolado quando não o estão usando e 26% limpam com um pano ou uma camiseta depois do uso.

Saída para a crise

As micro e pequenas empresas também reformularam suas operações durante a pandemia. Preocupados em atrair novos consumidores, não perder para a concorrência, manter as receitas e até mesmo salvar seus negócios, muitos empresários (84%) recorreram a novos canais de atuação.

50% das micro e pequenas empresas passaram a vender produtos e serviços online (Imagem: Pixabay)

De acordo com o estudo, 50% passaram a vender produtos e serviços online. Há ainda quem esteja usando publicidade direcionada nas redes sociais (50%), oferecendo delivery (33%) e aceitando pagamentos contactless (30%).

Fernando Pantaleão, vice-presidente de Soluções para o Comércio da Visa do Brasil, afirmou que as mudanças estão atreladas à preocupação pela segurança durante a covid-19 e têm grande potencial de virar um hábito global.

“Os consumidores do Brasil e de toda a América Latina e Caribe entenderam que podem comprar praticamente qualquer produto digitalmente e retirá-lo via drive-thru, recebê-lo em casa ou buscá-lo na loja. Hoje, nas lojas brasileiras, os pagamentos sem contato marcam tanta presença no checkout quanto as máscaras faciais e o álcool gel, e muitas dessas novas experiências estão se tornando um hábito”, disse Pantaleão.

Metodologia

O estudo, realizado pela Wakefield Research entre os dias 18 e 29 de junho de 2020, ouviu 250 pequenos empresários dos Estados Unidos, Brasil, Canadá, Alemanha, Hong Kong, Irlanda, Singapura e Emirados Árabes Unidos.

A pesquisa com consumidores ocorreu entre 12 e 29 de junho de 2020 com 1.000 adultos com mais de 18 anos nos Estados Unidos e 500 adultos com mais de 18 anos no Brasil, Canadá, Alemanha, Hong Kong, Irlanda, Singapura e Emirados Árabes Unidos.

Os dados foram ponderados para garantir uma representação precisa de adultos com mais de 18 anos em cada país.