Tempo Real

Tempo Real: Ibovespa se preparar para corte de gastos

25 nov 2024, 6:33 - atualizado em 25 nov 2024, 6:33
ibovespa-ações -bolsa-b3 tempo real
Acompanhe o Ibovespa e os demais mercados em tempo real. (Imagem: REUTERS/Amanda Perobelli)
Fintech Pagamentos
Os pagamentos contactless entraram no gosto do consumidor durante a pandemia (Imagem: Unsplash/@jonasleupe)

A pandemia de covid-19 trouxe mudanças nos hábitos das pessoas, principalmente na hora das compras. De acordo com o novo estudo global Back to Business, elaborado pela Visa, 73% dos consumidores brasileiros mudaram o método de pagamento.

As compras online foram a principal saída encontrada pela população (56%), seguidas pelo uso de pagamentos contactless (43%) e pela diminuição do uso do dinheiro em espécie (42%).

Dentre aqueles que usam cartão de crédito ou débito, a grande maioria (87%) tem tomado precauções para manter o produto limpo. 32% começaram a usar desinfetante, 31% deixam o cartão isolado quando não o estão usando e 26% limpam com um pano ou uma camiseta depois do uso.

Saída para a crise

As micro e pequenas empresas também reformularam suas operações durante a pandemia. Preocupados em atrair novos consumidores, não perder para a concorrência, manter as receitas e até mesmo salvar seus negócios, muitos empresários (84%) recorreram a novos canais de atuação.

50% das micro e pequenas empresas passaram a vender produtos e serviços online (Imagem: Pixabay)

De acordo com o estudo, 50% passaram a vender produtos e serviços online. Há ainda quem esteja usando publicidade direcionada nas redes sociais (50%), oferecendo delivery (33%) e aceitando pagamentos contactless (30%).

Fernando Pantaleão, vice-presidente de Soluções para o Comércio da Visa do Brasil, afirmou que as mudanças estão atreladas à preocupação pela segurança durante a covid-19 e têm grande potencial de virar um hábito global.

“Os consumidores do Brasil e de toda a América Latina e Caribe entenderam que podem comprar praticamente qualquer produto digitalmente e retirá-lo via drive-thru, recebê-lo em casa ou buscá-lo na loja. Hoje, nas lojas brasileiras, os pagamentos sem contato marcam tanta presença no checkout quanto as máscaras faciais e o álcool gel, e muitas dessas novas experiências estão se tornando um hábito”, disse Pantaleão.

Metodologia

O estudo, realizado pela Wakefield Research entre os dias 18 e 29 de junho de 2020, ouviu 250 pequenos empresários dos Estados Unidos, Brasil, Canadá, Alemanha, Hong Kong, Irlanda, Singapura e Emirados Árabes Unidos.

A pesquisa com consumidores ocorreu entre 12 e 29 de junho de 2020 com 1.000 adultos com mais de 18 anos nos Estados Unidos e 500 adultos com mais de 18 anos no Brasil, Canadá, Alemanha, Hong Kong, Irlanda, Singapura e Emirados Árabes Unidos.

Os dados foram ponderados para garantir uma representação precisa de adultos com mais de 18 anos em cada país.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar