Câmbio

Brasileiros saem no prejuízo com troca das notas de libra para plástico; entenda

26 set 2022, 15:53 - atualizado em 27 set 2022, 7:53
LIbra
Cédulas em papel-moeda estão sendo substituídas por notas de plástico. (Imagem: Pixabay/No-longer-here)

O Banco da Inglaterra (BoE) está atualizando as cédulas de libra esterlina em circulação. A partir de sexta-feira (30), as notas de £ 20 e £ 50 feitas de papel-moeda não serão mais aceitas no Reino Unido.

Depois da data, entra em circulação a versão feita de plástico da libra. Com isso, o BoE encerra a transição da moeda, que começou em 2016, com a impressão das notas de £5 e £10 em plástico.

A autoridade monetária estima que no país há mais de 360 milhões de notas antigas em circulação no país. Destas, são quase 6 bilhões de libras em cédulas de 50 libras e outros 5 bilhões de libras em cédulas de 20 libras.

As notas de plástico estampadas com a imagem da rainha Elizabeth II continuarão em circulação e valendo normalmente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Como trocar

Para quem está no Reino Unido, a troca pode ser feita na sede do BoE ou então através do serviço postal britânico.

O problema é para quem está no Brasil e tem libra guardada, seja porque sobrou de alguma viagem ou porque estava guardando para visitar a terra da Rainha – agora, do Rei.

“Aqui no Brasil não se pode trocar notas. Você é obrigado a vender as libras que possui e, se quiser, comprar de novo para receber as notas novas”, afirma João Manuel Campanelli, diretor de desenvolvimento de novos negócios do Travelex Bank.

Ou seja, os brasileiros ficam por conta do câmbio. Acontece que a libra vem perdendo valor nos últimos meses e aprofundou ainda mais a sua desvalorização após o governo britânico anunciar cortes de impostos à beira de uma recessão e possível alta do endividamento.

No início da manhã, a libra caiu para uma baixa recorde em relação ao dólar e no momento está custando R$ 5,75. Quem precisar fazer a troca para a nova cédula já vai perder dinheiro por causa da flutuação cambial, caso tenha adquirido a moeda por um valor maior.

Campanelli destaca que ainda não está claro como fica a situação que vem não trocar o dinheiro até sexta-feira. “O BoE deve divulgar como será o procedimento com as cédulas que não foram recolhidas só no dia 30”, diz.

Por isso, é possível que, quem está fora do Reino Unido, ganhe mais uns dias com as cédulas de papel.

MONEY TIMES NAS ELEIÇÕES 2022!

Assista à série especial com as propostas para a economia dos candidatos à Presidência da República! Siga o Money Times no Facebook!

Editora
Formada em Jornalismo pela PUC-SP, tem especialização em Jornalismo Internacional. Atua como editora no Money Times e já trabalhou nas redações do InfoMoney, Você S/A, Você RH, Olhar Digital e Editora Trip.
juliana.americo@moneytimes.com.br
Formada em Jornalismo pela PUC-SP, tem especialização em Jornalismo Internacional. Atua como editora no Money Times e já trabalhou nas redações do InfoMoney, Você S/A, Você RH, Olhar Digital e Editora Trip.