BusinessTimes

Brasileiros compram cartões-presente para uso próprio, mostra pesquisa

10 nov 2021, 16:28 - atualizado em 10 nov 2021, 17:32
Cartão Presente
Em 2021, cerca de 80% das pessoas que já utilizaram esse meio de consumo o fizeram para uso próprio (Imagem: Divulgação/ Blackhawk Network Brasil)

A maioria dos brasileiros usam os cartões-presente para o uso próprio, mostra uma pesquisa feita pela Officina Sophia Retail, entre abril e maio deste ano, com 300 pessoas, na região Sul e Sudeste e encomendada Blackhawk Network Brasil.

Em 2021, cerca de 80% das pessoas que já utilizaram esse meio de consumo o fizeram para uso próprio.

Segundo a Blackhawk, que produz e distribui gift cards, isso se dá porque o cartão-presente é uma solução pré-paga e isso ajuda a controlar os gastos.

“Boa parte dos produtos e serviços oferecidos pela Blackhawk Network são itens de entretenimento, o que hoje ajuda a economizar no orçamento”, explica.

Outros motivos são a segurança, ou seja, pessoas que não estão acostumadas com o e-commerce. E, por fim, o cartão-presente oferece uma alternativa para pessoas que querem consumir sem precisar do cartão de crédito.

A pesquisa encomendada pela Blackhawk também revelou outras tendências que chamam a atenção das marcas e varejistas: entre as pessoas que nunca utilizaram cartões-presente, 96% afirmam que gostariam de comprá-los para uso próprio, e entre esses, 68% utilizariam para controle dos gastos.

Fundador do Money Times | Editor
Fundador do Money Times. Antes, foi repórter de O Financista, Editor e colunista de Exame.com, repórter do Brasil Econômico, Invest News e InfoMoney.
gustavo.kahil@moneytimes.com.br
Fundador do Money Times. Antes, foi repórter de O Financista, Editor e colunista de Exame.com, repórter do Brasil Econômico, Invest News e InfoMoney.