Finanças Pessoais

Brasileiros acreditam que suas finanças serão recuperadas após pandemia; veja estudo

24 ago 2021, 21:37 - atualizado em 24 ago 2021, 21:37
Cartão de Crédito
O estudo Consumer Pulse revela que consumidores estão mais confiantes na recuperação da renda familiar, apesar da considerável preocupação de estar em dia com suas obrigações de crédito (Imagem: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

No segundo trimestre de 2021, aproximadamente de 6 a 10 brasileiros (57%) indicaram que sua renda familiar tem sido afetada negativamente pelo impacto financeiro da Covid-19, uma ligeira redução em relação ao primeiro trimestre, que foi de 59%, aponta pesquisa feita pela TransUnion.

As famílias de baixa renda continuam como as mais atingidas, segundo a companhia global de soluções de informação e insights de dados.

Entre os consumidores brasileiros impactados financeiramente pela pandemia, 50% indicaram que acredita que suas finanças pessoais serão recuperadas, enquanto 27% estão inseguros ou duvidosos.

O estudo Consumer Pulse revela que consumidores estão mais confiantes na recuperação da renda familiar, apesar da considerável preocupação de estar em dia com suas obrigações de crédito.

De acordo com Claudio Pasqualin, Diretor de Desenvolvimento de Negócios da TransUnion Brasil, o choque econômico causado pela pandemia continua a impactar financeiramente os consumidores brasileiros, mesmo frente a uma redução, se comparado ao primeiro trimestre.

“Embora existam alguns recortes populacionais mais afetados, a exemplo de famílias de baixa renda, já vemos alguns indicadores de que a confiança do consumidor está começando a se recuperar. Com o apoio certo, os brasileiros podem experimentar uma recuperação financeira estável”, aponta.

O estudo também denotou que os núcleos familiares de baixa renda ainda foram os mais afetados pela crise pandêmica, criando um cenário composto por 82% de famílias que têm renda mensal inferior a mil reais.

Tal índice é significativamente mais elevado que o das famílias de classe média, com renda mensal entre R$ 5 mil e R$ 10mil (33%), e das famílias com rendas superiores a R$ 10 mil/mês (32%).

A pesquisa ouviu 1.059 adultos brasileiros, entre os dias 2 de junho e 7 de junho de 2021.

Veja o estudo Consumer Pulse:

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar