BusinessTimes

Brasileiro jogou mais beach tennis e fez mais pagamento com PIX, revela Itaú

27 maio 2022, 12:40 - atualizado em 27 maio 2022, 12:40
Consumidor
Estudo do Itaú Unibanco mapeou o comportamento do consumidor e seus principais gastos (Imagem: REUTERS/Mark Makela)

O Itaú Unibanco (ITUB4) realizou uma análise do comportamento do consumidor no primeiro trimestre de 2022, e identificou como destaque a retomada das atividades fora de casa e a tendência dos meios de pagamento digitais.

A análise foi feita com base nas compras realizadas com cartões do Itaú Unibanco e nas vendas realizadas nos sistemas da Rede, empresa de meios de pagamentos do banco, apresentando um panorama dos gastos do brasileiro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Retomada das atividades fora de casa

O estudo identificou que o consumidor retomou, de fato, às atividades fora de casa, após o longo período de restrições devido à pandemia.

Com isso, os gastos em quadras esportivas, por exemplo, tiveram alta de 126% no valor transacionado no primeiro trimestre deste ano, ante o mesmo período de 2021.

As quadras de beach tennis são as líderes deste movimento, com um aumento de 330% no valor transacionado e de 355% nas operações.

A pescaria também teve alta, com um salto de 528% no consumo no período analisado.

“Os dois anos de restrições de circulação se refletiram agora em um aumento do consumo em segmentos que tiveram que ser pausados durante a pandemia”, diz o estudo.

Segundo os dados, as academias também estão se recuperando e apresentaram avanço de 76% no valor transacionado no primeiro trimestre do ano, superando os patamares de antes da pandemia (a alta foi de 29% na comparação com o mesmo período de 2019), o que o estudo aponta que foi impulsionado pela Geração Z.

Os consumidores nascidos entre 1995 e 2010 aumentaram em 129% a quantidade de transações nesses estabelecimentos. A aposta na forma física também cresceu entre a geração Y, nascidos entre 1980 e 1995 (+71%), e Babyboomer, nascidos entre 1945 e 1964 (+64%).

Pix e carteiras digitais se destacam como métodos de pagamento

Segundo o estudo, no primeiro trimestre de 2022, a modalidade teve um salto de 375% no valor transacionado na comparação com o mesmo período do ano anterior — considerando as carteiras digitais, como Apple Pay, Google Pay e Samsung Pay, além do pagamento com o cartão físico usando a tecnologia NFC.

O Pix também está se expandindo como método de pagamento, com uma evolução de 262% no valor transacionado e 614% na quantidade de operações no período — considerando transações realizadas de pessoa física para pessoa jurídica.

“Atualmente, o Pix representa 11% das movimentações, com cartões de crédito tendo 62% e cartões de débito, 27%”, diz o Itaú.

Aumento na busca do consumidor por lazer

Após a flexibilização das restrições implementadas para conter o avanço da Covid-19, o consumidor tem buscado cada vez mais por atividades de lazer.

O setor de teatro teve um crescimento de 526% no valor transacionado nos primeiros três meses do ano e 383% na quantidade de operações.

Passeios em zoológicos e aquários também tiveram alta, de 109% no valor transacionado e de 91% na quantidade de operações, aponta o estudo.

No segmento de educação, o consumo também mostra um movimento comportamental, visto que os gastos do consumidor com materiais escolares cresceram 58% no primeiro trimestre na comparação com 2021, agora que as aulas voltaram ao presencial.

Entretanto, mesmo com a retomada do presencial, o estudo aponta que os cursos online vieram para ficar e seguem em tendência de crescimento, com alta de 39% no intervalo analisado. Quando comparado com 2020, o aumento é de 88%.

Principais gastos do consumidor brasileiro

Categoria % 1T22 X 1T21 Inflação do período
Turismo +150% 16%
Cultura, Esporte e Lazer +74% 11%
Posto de combustível +69% 28%
Vestuário +68% 13%
Locomoção e Transporte +60% 19%
Alimentação e Bebidas +40% 10%
Educação +51% 5%
Veículos +45% 13%
Saúde e Bem-estar +34% 4%

Receba as principais notícias de Marketing

Cadastre-se gratuitamente na newsletter de Marketing do Money Times e receba, todo sábado, uma seleção com as principais notícias do setor. Fique por dentro das marcas, ações de marketing e campanhas que se destacaram, bem como o que pode acontecer nos próximos dias. Clique aqui para se cadastrar.