Brasileiro jogou mais beach tennis e fez mais pagamento com PIX, revela Itaú
O Itaú Unibanco (ITUB4) realizou uma análise do comportamento do consumidor no primeiro trimestre de 2022, e identificou como destaque a retomada das atividades fora de casa e a tendência dos meios de pagamento digitais.
A análise foi feita com base nas compras realizadas com cartões do Itaú Unibanco e nas vendas realizadas nos sistemas da Rede, empresa de meios de pagamentos do banco, apresentando um panorama dos gastos do brasileiro.
Retomada das atividades fora de casa
O estudo identificou que o consumidor retomou, de fato, às atividades fora de casa, após o longo período de restrições devido à pandemia.
Com isso, os gastos em quadras esportivas, por exemplo, tiveram alta de 126% no valor transacionado no primeiro trimestre deste ano, ante o mesmo período de 2021.
As quadras de beach tennis são as líderes deste movimento, com um aumento de 330% no valor transacionado e de 355% nas operações.
A pescaria também teve alta, com um salto de 528% no consumo no período analisado.
“Os dois anos de restrições de circulação se refletiram agora em um aumento do consumo em segmentos que tiveram que ser pausados durante a pandemia”, diz o estudo.
Segundo os dados, as academias também estão se recuperando e apresentaram avanço de 76% no valor transacionado no primeiro trimestre do ano, superando os patamares de antes da pandemia (a alta foi de 29% na comparação com o mesmo período de 2019), o que o estudo aponta que foi impulsionado pela Geração Z.
Os consumidores nascidos entre 1995 e 2010 aumentaram em 129% a quantidade de transações nesses estabelecimentos. A aposta na forma física também cresceu entre a geração Y, nascidos entre 1980 e 1995 (+71%), e Babyboomer, nascidos entre 1945 e 1964 (+64%).
Pix e carteiras digitais se destacam como métodos de pagamento
Segundo o estudo, no primeiro trimestre de 2022, a modalidade teve um salto de 375% no valor transacionado na comparação com o mesmo período do ano anterior — considerando as carteiras digitais, como Apple Pay, Google Pay e Samsung Pay, além do pagamento com o cartão físico usando a tecnologia NFC.
O Pix também está se expandindo como método de pagamento, com uma evolução de 262% no valor transacionado e 614% na quantidade de operações no período — considerando transações realizadas de pessoa física para pessoa jurídica.
“Atualmente, o Pix representa 11% das movimentações, com cartões de crédito tendo 62% e cartões de débito, 27%”, diz o Itaú.
Aumento na busca do consumidor por lazer
Após a flexibilização das restrições implementadas para conter o avanço da Covid-19, o consumidor tem buscado cada vez mais por atividades de lazer.
O setor de teatro teve um crescimento de 526% no valor transacionado nos primeiros três meses do ano e 383% na quantidade de operações.
Passeios em zoológicos e aquários também tiveram alta, de 109% no valor transacionado e de 91% na quantidade de operações, aponta o estudo.
No segmento de educação, o consumo também mostra um movimento comportamental, visto que os gastos do consumidor com materiais escolares cresceram 58% no primeiro trimestre na comparação com 2021, agora que as aulas voltaram ao presencial.
Entretanto, mesmo com a retomada do presencial, o estudo aponta que os cursos online vieram para ficar e seguem em tendência de crescimento, com alta de 39% no intervalo analisado. Quando comparado com 2020, o aumento é de 88%.
Principais gastos do consumidor brasileiro
Categoria | % 1T22 X 1T21 | Inflação do período |
---|---|---|
Turismo | +150% | 16% |
Cultura, Esporte e Lazer | +74% | 11% |
Posto de combustível | +69% | 28% |
Vestuário | +68% | 13% |
Locomoção e Transporte | +60% | 19% |
Alimentação e Bebidas | +40% | 10% |
Educação | +51% | 5% |
Veículos | +45% | 13% |
Saúde e Bem-estar | +34% | 4% |
Receba as principais notícias de Marketing
Cadastre-se gratuitamente na newsletter de Marketing do Money Times e receba, todo sábado, uma seleção com as principais notícias do setor. Fique por dentro das marcas, ações de marketing e campanhas que se destacaram, bem como o que pode acontecer nos próximos dias. Clique aqui para se cadastrar.