Brasileiro compra menos em farmácias em 2021 por conta da pandemia, mostra pesquisa
A pandemia exigiu que consumidores mudassem seus hábitos. Com menor poder de compra, os brasileiros tiveram que repensar sobre seus gastos com produtos e alimentos. Nem o setor de farmácias escapou disso.
De acordo com a mais nova edição da Pesquisa Sobre o Comportamento do Consumidor em Farmácias do Brasil, realizada pelo IFEPEC – Instituto Febrafar de Pesquisa e Educação Corporativa –, em parceria com a Unicamp, a quantidade de produtos de farmácias adquirida pelo consumidor passou a ser de 2,6 em 2021, ante média de três unidades em 2020.
Seguindo a mesma linha, o ticket médio caiu de R$ 55,02 para R$ 43,71, representando uma redução de 19%.
Remédio que cabe no bolso
Outro dado revelado pela pesquisa é que, para 79% dos entrevistados, o principal fator para escolher a farmácia é o quanto será gasto no estabelecimento. Os consumidores têm priorizado itens de menor preço.
Mais de 19% dos entrevistados afirmaram ter deixado de adquirir algum produto que antes desejava comprar. Desses 19%, 51,8% explicaram que o principal motivo foi por questões financeiras.
A pesquisa também mostrou que produtos genéricos caíram nas graças do consumidor. Somente 3,3% dos entrevistados afirmaram ter um nível de confiança ainda baixo.
Os dados do IFEPEC confirmaram que as compras digitais estão ganhando espaço, ainda que a porcentagem alcançada na pesquisa seja baixa (17%), quando comparados com dados de períodos anteriores, é mais que o dobro.
Na outra ponta, as farmácias têm trabalhado para aumentar sua clientela e reter os consumidores que já frequentam seus estabelecimentos. Segundo a pesquisa, os programas de fidelidade continuam em alta, com 86% dos consumidores alegando que participam desse formato de compra.