Economia

Brasil vai sofrer impacto da guerra na Ucrânia, mas já está reagindo, diz Guedes

11 mar 2022, 12:32 - atualizado em 11 mar 2022, 13:37

Paulo Guedes
“É uma guerra, inflação americana foi de 0% para 8%, […] a nossa foi de 0% para 10%, mas já estamos reagindo”, disse (Imagem: REUTERS/Ueslei Marcelino)
A economia do Brasil vai crescer, mas o país sofrerá impacto do choque adverso provocado pelo conflito entre Rússia e Ucrânia, disse nesta sexta-feira o ministro da Economia, Paulo Guedes, ponderando que o país já está reagindo aos efeitos da guerra.

Em evento no Palácio do Planalto para lançamento do Plano Nacional de Fertilizantes, o ministro disse que nos próximos meses o mundo revisará para cima as projeções de inflação e para baixo as estimativas de alta do Produto Interno Bruto (PIB).

“O Brasil vai crescer, mas vai sofrer esse impacto, é um choque adverso”, disse, ao ressaltar que o mundo inteiro vai sofrer, mas o Brasil já está adotando medidas de mitigação desses efeitos.

“É uma guerra, inflação americana foi de 0% para 8%, […] a nossa foi de 0% para 10%, mas já estamos reagindo”, disse.

Guedes usou como exemplo a aprovação pelo Congresso do projeto que altera a forma de cálculo do ICMS e reduz tributação federal sobre combustíveis. Segundo ele, dois terços da alta no preço de combustíveis anunciada pela Petrobras serão amortecidos com a sanção do texto.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
reuters@moneytimes.com.br
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar