Internacional

Brasil vai conceder visto temporário e autorização de residência para ucranianos, diz Reuters

03 mar 2022, 14:43 - atualizado em 03 mar 2022, 14:43
Na segunda-feira, Bolsonaro havia dito que permitiria a entrada de ucranianos no Brasil através de vistos humanitários (Imagem: Isac Nóbrega/PR)

O governo brasileiro vai publicar uma portaria em que permitirá a concessão de um visto temporário e a autorização de residência para a acolhida humanitária de pessoas vindas daquele país do leste europeu ou de apátridas afetados pela invasão russa à Ucrânia, informou nesta quinta-feira uma fonte do governo à Reuters.

A expectativa é que a portaria autorizando essas medidas seja publicada ainda nesta quinta em edição extraordinária do Diário Oficial da União.

Segundo a fonte, a concessão do visto temporário aos ucranianos foi tema da conversa nesta manhã do presidente Jair Bolsonaro com os ministros da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, e das Relações Exteriores, Carlos França, no Palácio do Planalto.

Na segunda-feira, Bolsonaro havia dito que permitiria a entrada de ucranianos no Brasil através de vistos humanitários.

“Conversei agora com o Carlos França… nós vamos abrir a possibilidade de ucranianos virem ao Brasil através de visto humanitário, que é mais fácil de vir pra cá,” disse Bolsonaro em entrevista ao programa Os Pingos nos Is, da Jovem Pan.

O Brasil já adotou medidas semelhantes em outros casos, como no de imigrantes haitianos e de refugiados sírios e, mais recentemente, de afegãos.

Apesar desse gesto de acolhimento dos ucranianos, o presidente tem defendido uma posição de neutralidade do Brasil no conflito entre Rússia e Ucrânia, alegando, de maneira geral, questões econômicas como a dependência do país em relação a fertilizantes de origem russa.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
reuters@moneytimes.com.br
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar