Economia

Brasil segue como maior pagador de juros reais do mundo, mesmo com Selic estável em 13,75%

21 set 2022, 18:46 - atualizado em 22 set 2022, 7:43
Brasil segue como maior pagador de juros reais do mundo, mesmo com Selic estável em 13,75%, aponta levantamento da Infinity Asset

O Comitê de Política Monetária (Copom) decidiu hoje manter a taxa básica de juros em 13,75%, encerrando o ciclo de aperto iniciado em março de 2021. Ainda assim, a decisão mantém o Brasil na liderança do ranking global de maior pagador de juros reais do mundo.

Segundo levantamento feito pela Infinity Asset Management, o país ocupa essa amarga posição com ampla vantagem. Descontada a inflação projetada para os próximos 12 meses (ex-ante), o Brasil paga 8,22% em taxas de juros reais. 

Mais atrás, está o México, com juro real de 5,13%. Aliás, outros países latinos completam a lista de maiores pagadores de juros reais, com a Colômbia aparecendo em terceiro lugar (3,86%) e depois o Chile (3,38%). A Indonésia completa o ranking de top 5, com juro real de 2,62%.

Aliás, a América Latina também é destaque no ranking de maior pagador de juros em termos nominais – portanto, desconsiderando-se a inflação. Nessa lista, a Argentina aparece na liderança, com taxa de 75,00%, seguida de longe pelo Brasil, com a Selic agora estacionada em 13,75%.

Siga o Money Times no Instagram!
Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Sete dias por semana e nas 24 horas do dia, você terá acesso aos assuntos mais importantes e comentados do momento. E ainda melhor, um conteúdo multimídia com imagens, vídeos e muita interatividade, como: o resumo das principais notícias do dia no Minuto Money Times, o Money Times Responde, em que nossos jornalistas tiram dúvidas sobre investimentos e tendências do mercado, lives e muito mais…Clique aqui e siga agora nosso perfil!