Brasil se aproxima de liderança global no Open Banking; entenda
A implementação do open banking no Brasil se mostrou mais rápida e abrangente em relação à maioria dos demais países do mundo, segundo apontou o relatório Global Open Finance Index, do Open Banking Excellence (OBE) em parceria com a Universidade de Oxford.
O relatório analisou 23 países em mais de 150 aspectos. Ele mostrou que, ao término da primeira fase do da implementação do sistema do open banking, o Brasil já tinha 5 milhões de contas conectadas.
O número coloca o país como um dos líderes globais do open banking capaz de superar o Reino Unido, já que atingiu a marca em um quinto do tempo do país europeu.
A pesquisa mostra que o Reino Unido é pioneiro e, até agora, foi líder nesse processo de implementação da tecnologia.
“Dois anos atrás, eu diria que o Reino Unido definitivamente emergiria como o líder global nesse espaço”, afirmou Amit Mallick, diretor administrativo do Global Open Baking. Atualmente, o executivo explica que olha com atenção para a Austrália, Brasil e Cingapura.
Para Helen Child, presidente executiva e fundadora do OBE, enquanto o Reino Unido se mostra estagnado, “países como o Brasil avançam em passos largos”.
O relatório destacou a atuação do Banco Central, como mediador das instituições financeiras, e a união do mercado financeiro para construir as estruturas necessárias para garantir os serviços do open banking, como fatores determinantes para o avanço da tecnologia no Brasil.
Saiba mais! PERSPECTIVAS IBOVESPA 2023: COMO SERÁ O ANO DAS EMPRESAS? IMPACTO DA ECONOMIA DO BRASIL NO ÍNDICE!