Finanças Pessoais

Brasil registra 800 mil tentativas de fraudes no 1T24; especialista alerta para valores cada vez mais altos

30 maio 2024, 16:53 - atualizado em 03 jun 2024, 15:31
fraudes - alertas
(Imagem: Przemek Klos/ Canva Pro)

O Brasil registrou cerca de 800 mil tentativas de fraudes somente no primeiro trimestre de 2024. Em valores, isso representa R$ 766,3 milhões, segundo levantamento realizado pela ClearSale.

O número, apesar de alto, indica uma redução de 23,3% em relação ao mesmo período do ano passado. No entanto, o estudo avaliou que houve uma alta no ticket médio das tentativas ou seja, o valor médio que os fraudadores tentaram transacionar de 0,03%, a R$ 948,64.

Segundo o CEO da ClearSale, Eduardo Mônaco, isso indica que golpistas estão focando em produtos que tem alto valor agregado, o que acende um alerta principalmente para as empresas que devem continuar vigilantes e adotar medidas de segurança mais robustas na avaliação do executivo.

No levantamento foram consideradas as tentativas de fraude todas as transações que foram classificadas como suspeitas ou confirmadas.

A pesquisa ainda revela que a categoria de produtos mais visada por tentativas de fraude foi a de games, representando 10,7% do total, com um ticket médio de R$ 806. Em segundo lugar, estão os eletrônicos, com 4,8% das tentativas, e um ticket médio de R$ 2.597.

Outra pesquisa, realizada pelo Serasa, mostra que a preocupação com as fraudes no Brasil cresceu para 58% das empresas em 12 meses. O levantamento ainda mostra que essa preocupação resultou em um impacto na previsão orçamentária das empresas entrevistadas, mudando a prioridade dos investimentos com fraude de quinto lugar, em 2023, para terceiro, em 2024.

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Como se previr de golpes financeiros

Apesar da queda nas tentativas de fraudes apresentada pela ClearSale, Marcelo Queiroz, head de estratégia e novos negócios da companhia, ressalta que é crucial não baixar a guarda, já que as táticas dos fraudadores estão se tornando cada vez mais sofisticadas. Isso porque as engenharias sociais têm conseguido a cada dia ter mais sucesso em suas armadilhas, principalmente por explorarem a vulnerabilidade das pessoas.

Entre os cuidados recomendados para os consumidores, o executivo destaca uma maior vigilância contra ligações e mensagens suspeitas com pedidos urgentes ou links duvidosos. Ele lembra que, normalmente, instituições de pagamento e/ ou empresas deste tipo não pedem informações sensíveis aos usuários.

Já para as empresas, o cuidado que se pode ter é em relação à proteção de dados em diversas camadas para que as fraudes sejam, aos poucos, combatidas. Além disso, Mônaco destaca que a educação digital também faz parte das soluções antifraudes que protegem tantos as empresas, como os clientes.