Brasil registra 800 mil tentativas de fraudes no 1T24; especialista alerta para valores cada vez mais altos
O Brasil registrou cerca de 800 mil tentativas de fraudes somente no primeiro trimestre de 2024. Em valores, isso representa R$ 766,3 milhões, segundo levantamento realizado pela ClearSale.
O número, apesar de alto, indica uma redução de 23,3% em relação ao mesmo período do ano passado. No entanto, o estudo avaliou que houve uma alta no ticket médio das tentativas – ou seja, o valor médio que os fraudadores tentaram transacionar – de 0,03%, a R$ 948,64.
Segundo o CEO da ClearSale, Eduardo Mônaco, isso indica que golpistas estão focando em produtos que tem alto valor agregado, o que acende um alerta principalmente para as empresas que devem continuar vigilantes e adotar medidas de segurança mais robustas na avaliação do executivo.
- Um e-mail pode mudar sua vida financeira: todas as manhãs, mais de 850 mil brasileiros recebem a newsletter mais lida do mercado financeiro para poder investir melhor. Você pode ser um deles. Basta clicar aqui para receber de forma 100% gratuita.
No levantamento foram consideradas as tentativas de fraude todas as transações que foram classificadas como suspeitas ou confirmadas.
A pesquisa ainda revela que a categoria de produtos mais visada por tentativas de fraude foi a de games, representando 10,7% do total, com um ticket médio de R$ 806. Em segundo lugar, estão os eletrônicos, com 4,8% das tentativas, e um ticket médio de R$ 2.597.
Outra pesquisa, realizada pelo Serasa, mostra que a preocupação com as fraudes no Brasil cresceu para 58% das empresas em 12 meses. O levantamento ainda mostra que essa preocupação resultou em um impacto na previsão orçamentária das empresas entrevistadas, mudando a prioridade dos investimentos com fraude de quinto lugar, em 2023, para terceiro, em 2024.
Como se previr de golpes financeiros
Apesar da queda nas tentativas de fraudes apresentada pela ClearSale, Marcelo Queiroz, head de estratégia e novos negócios da companhia, ressalta que é crucial não baixar a guarda, já que as táticas dos fraudadores estão se tornando cada vez mais sofisticadas. Isso porque as engenharias sociais têm conseguido a cada dia ter mais sucesso em suas armadilhas, principalmente por explorarem a vulnerabilidade das pessoas.
Entre os cuidados recomendados para os consumidores, o executivo destaca uma maior vigilância contra ligações e mensagens suspeitas com pedidos urgentes ou links duvidosos. Ele lembra que, normalmente, instituições de pagamento e/ ou empresas deste tipo não pedem informações sensíveis aos usuários.
Já para as empresas, o cuidado que se pode ter é em relação à proteção de dados em diversas camadas para que as fraudes sejam, aos poucos, combatidas. Além disso, Mônaco destaca que a educação digital também faz parte das soluções antifraudes que protegem tantos as empresas, como os clientes.