Brasil pode faturar até US$ 22,4 milhões com feira de café na Coréia do Sul; entenda
A participação brasileira na Café Show Seoul 2023, principal evento do setor na Coreia do Sul e um dos maiores na Ásia, que ocorreu de 8 a 11 de novembro, na capital sul-coreana, pode render US$ 22,4 milhões.
Como ação do projeto setorial “Brazil. The Coffee Nation”, realizado pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), 11 empresas nacionais realizaram contatos comerciais com 90 compradores e formadores de opinião da região, sendo 40 novos, o que possibilitou a concretização de US$ 6,126 milhões em negócios na feira e a projeção para mais US$ 16,264 milhões nos próximos 12 meses.
Segundo Vinicius Estrela, diretor-executivo da BSCA, a Coreia do Sul é um importante parceiro dos cafés brasileiros e o foco no produto especial é crescente.
“Desde o ano passado, temos observado um ‘pool’ de pequenas torrefações sul-coreanas que emergem e, diante da competitividade existente na oferta, qualidade, sustentabilidade, rastreabilidade e história dos cafés especiais são critérios que geram grande diferencial. Nesse sentido, o Brasil está muito bem estruturado para consolidar e ampliar sua participação nesse mercado”, destaca.
Café Show Seoul 2023
Na Café Show Seoul 2023, os representantes brasileiros realizaram cinco sessões de cupping no estande da BSCA e três sessões de degustação, abertas ao público, nas quais foram apresentados os cafés vencedores do Cup of Excellence – Brazil 2023.
Também houve bancadas das empresas que participam do “Brazil. The Coffee Nation” e um brew bar, onde foram servidos cafés filtrados vencedores do principal concurso de qualidade do mundo e de diferentes origens produtoras do país.
- Uma ação se beneficia com a onda de calor e pode “esquentar” o bolso dos investidores: Confira qual é a empresa no Giro do Mercado e não perca a oportunidade, é só clicar aqui:
A BSCA também participou de uma sessão de cupping organizada pela Alliance for Coffee Excellence (ACE) — entidade que coordena o Cup of Excellence em todo o mundo —, que convidou importadoras e torrefações sul-coreanas para provarem os cafés vencedores da última edição da competição no Brasil.
“A oferta dos cafés do Cup of Excellence – Brazil 2023, tanto no estande, quanto na degustação promovida pela ACE, foi estratégica por apresentar esses lotes a importantes compradores locais, há pouco menos de um mês da realização do leilão desses cafés, que ocorrerá no dia 6 de dezembro”, conta Estrela.
Em 2023, no acumulado de janeiro a outubro, a Coreia do Sul figura como o 12º principal destino das exportações dos cafés brasileiros. Nesses 10 meses, foram remetidas 723.302 sacas de 60 kg do produto ao país asiático, volume que representa 2,4% das remessas totais efetuadas pelo país até o mês passado, segundo dados do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé),
Sobre o projeto “Brazil. The Coffee Nation”
O projeto setorial “Brazil. The Coffee Nation”, realizado pela BSCA em parceria com a ApexBrasil, tem como foco a promoção comercial do café especial brasileiro no mercado internacional, reforçando os pilares de qualidade, diversidade e sustentabilidade.
A iniciativa tem como objetivo apresentar o Brasil como uma nação dotada dos recursos naturais essenciais para o cultivo dos melhores cafés e que ativamente investe ativamente para atingir os mais altos requisitos de qualidade, de forma sustentável e em observância a rígidas normas de direito social e ambiental.
Com vigência até agosto de 2025, uma das prioridades do projeto será investir em ações de qualificação e diversificação, com foco no apoio aos produtores de café canéfora (robusta e conilon) do país, nas certificações de qualidade e de sustentabilidade e nos cafés produzidos por mulheres, fomentando a equidade de gênero na cafeicultura brasileira e a capacitação de provadoras profissionais de café.
O projeto atual tem como mercados-alvo: i) África do Sul, Austrália, China, Coreia do Sul, Emirados Árabes Unidos, Espanha, Estados Unidos, França, Japão, Malásia, Polônia, Rússia e Taiwan para os cafés crus especiais; e ii) Canadá, Chile, China e Estados Unidos para os produtos da indústria de torrefação e moagem.