AgroTimes

Brasil pode dobrar participação da mineração no PIB em 5 anos

12 set 2022, 18:36 - atualizado em 12 set 2022, 18:36
Ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida, no Congresso Nacional
Sachsida afirmou que é “plenamente factível” a participação sair dos atuais 2,4% para 4,8% (Imagem: REUTERS/Adriano Machado)

O ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida, disse que o Brasil pode dobrar a participação da mineração no PIB em cinco anos por meio de novos marcos regulatórios e atração de investimentos, segundo nota divulgada pela organização da Expo & Congresso Brasileiro de Mineração 2022, aberta nesta segunda-feira.

Sachsida afirmou que é “plenamente factível” a participação sair dos atuais 2,4% para 4,8%, mediante o aprimoramento da segurança jurídica e da previsibilidade no setor.

“Quando verificamos as grandes diferenças entre Austrália e Canadá na comparação com o Brasil, acredito que as maiores inovações que podemos fazer estão nos nossos marcos legais. São marcos que muitas vezes não estimulam investimentos privados e a pesquisa geológica”, disse Sachsida, acrescentando que há áreas no Brasil que estão há 30 anos paradas, sem pesquisa.

O ministro citou o tempo médio de 14 anos entre o pedido de um direito de lavra até o início da atividade como um dos graves problemas da mineração no país e lembrou que a transição energética exigirá grande quantidade de minerais.

Siga o Money Times no Instagram!

Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Sete dias por semana e nas 24 horas do dia, você terá acesso aos assuntos mais importantes e comentados do momento. E ainda melhor, um conteúdo multimídia com imagens, vídeos e muita interatividade, como: o resumo das principais notícias do dia no Minuto Money Times, o Money Times Responde, em que nossos jornalistas tiram dúvidas sobre investimentos e tendências do mercado, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil!