Brasil pode cortar juro já nesta segunda-feira, alerta XP
O Banco Central do Brasil pode se ver obrigado a cortar o juro já nesta segunda-feira (16), antes da reunião agendada para encerrar na quarta-feira (18), avalia a XP Investimentos em um relatório enviado a clientes neste domingo (15).
O Federal Reserve surpreendeu os mercado hoje com um corte extraordinário do juro nos EUA de 1 ponto percentual. Com isso, a taxa foi a um nível entre zero e 0,25% ao ano.
Segundo o comunicado, os efeitos do coronavírus irão pesar sobre a atividade economia no curto prazo e apresentar riscos para as projeções da economia.
“Mantemos nossa visão que o BC, ao longo da semana ou na segunda, anunciará um corte de 0,50 ponto percentual junto com outras medidas de estímulo”, avalia a corretora em uma nota assinada pelo economista sênior Marcos Ross.
A XP mudou o entendimento sobre o corte total da Selic em 2020, de 3,5% para 2,75%.
“Seguimos acreditando que o BC fará uma reunião emergencial em abril para anunciar um corte adicional de 0,50 ponto percentual (ante projeção anterior de 0,25) e entregará um corte final de 0,50 ponto percentual na reunião de maio (ante projeção anterior de nenhum corte em maio)”, analisa.
Para 2021, a estimativa foi alterada de 5% para 4,75%.