AgroTimes

Brasil fecha portas de empresas, o agronegócio de 1/4 do PIB as abre

19 ago 2022, 13:56 - atualizado em 19 ago 2022, 14:00
Comércio Consumo
Varejo foi o setor que mais viu estabelecimentos fecharem portas (Imagem: Thomaz Silva/Agência Brasil)

O agronegócio agregado em todos os elos das cadeias primária, secundária e terciária foi o único macro setor a ver aumento na abertura de empresas desde abril de 2021.

Dentro do padrão de crescimento contínuo, que já representa pouco mais de 1/4 do PIB, ficou fora do padrão já vivenciado pelos demais três grupos econômicos brasileiros, de baixas contínuas no número de CNPJs.

Em levantamento do IPC Maps, da IPC Maketing, empresa especializada desagregação do consumo por atividades e regiões brasileiras, o agronegócio teve 43.942 novas firmas, para destacar atualmente a soma 764,3 mil.

No universo de mais de 21,1 milhões de estabelecimentos ativos, no período de abril a abril foram fechados 1,2 milhão.

O comércio, com 5,358 milhões, viu reduzida sua participação em 9,7%; na indústria, houve um decréscimo de 5,7%, ficando com 3,371 milhões de portas abertas; e o setor de serviços, que domina a ‘pizza’ das atividades produtiva brasileira em quantidade, teve 3,9% de empresas fechadas e hoje agrega 11,632 milhões.

Em termos de natureza jurídica, o IPC Maps destaca que por “empresários individuais” (MEI) domina com 59,1 mil negócios, enquanto as microempresas (ME) somam 30,5 mil.

Quanto às empresas de pequeno porte (EPP), o registro da consultoria foi de 10,3 mil, além de 664,3 mil enquadradas em “demais”.

Siga o Money Times no Instagram!

Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Sete dias por semana e nas 24 horas do dia, você terá acesso aos assuntos mais importantes e comentados do momento. E ainda melhor, um conteúdo multimídia com imagens, vídeos e muita interatividade, como: o resumo das principais notícias do dia no Minuto Money Times, o Money Times Responde, em que nossos jornalistas tiram dúvidas sobre investimentos e tendências do mercado, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil!