Brasil fará parte da aliança global do etanol com Índia e EUA; saiba do que se trata
Brasil, Estados Unidos e Índia vão lançar, agora no G20, uma aliança pelo uso de biocombustíveis. O plano é fomentar o uso de etanol, principalmente, de forma a descarbonizar o uso de combustíveis no mundo.
A Global Biofuels Alliance já teve um pré-lançamento em julho, na cidade Goa, Índia, e deve ser lançada neste sábado (9) durante reunião da cúpula do G20, na capital do país.
A organização do grupo começou por participantes do setor privado, sendo a associação Unica (União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia) o player brasileiro que fomentou a criação da aliança. O Brasil é o segundo maior produtor global de biocombustíveis.
O foco da Unica é levar os produtores de cana-de-açúcar, (commodity usada para produção do etanol) do Brasil para o mercado global, bem como fomentar a produção e a exportação de tecnologia dos carros flex.
O Brasil também observa o aumento da demanda por etanol pela Índia. O país tem uma meta de aumentar a quantidade do combustível na gasolina para 20% até 2025. Atualmente, o patamar é de 10%.
- Os 5 melhores BDRs para investir em setembro: Analista revela suas melhores apostas para lucrar com os mercados internacionais no Giro do Mercado, é só clicar aqui para assistir. Fique ligado em todas as lives: inscreva-se no canal do Money Times!
Lula assume presidência do G20
O Brasil voltará a ter atenção do mundo neste sábado (9) e no domingo (10), quando o presidente Lula participa do G20 e assume a presidência da entidade, em Nova Délhi, capital indiana.
Formado por 19 países mais a União Europeia, o grupo reúne as maiores economias do mundo, com aproximadamente 80% do PIB global.
Quem comanda o grupo atualmente é a Índia, que passará o bastão ao Brasil ao fim do evento, com mandato até 30 de novembro de 2024.