Brasil está entre os piores destinos para expatriados, mostra pesquisa
O Brasil está entre os 10 piores destinos para expatriados, de acordo com a pesquisa Expat Insider 2019, divulgada pela InterNations na quinta-feira passada (5). Dentre as 64 nacionalidades mencionadas, o país ocupa a 61ª posição.
Das subcategorias analisadas pela pesquisa, o Brasil é apresentado em último lugar quando o assunto é segurança: 41% das pessoas não acham o país pacífico, 61% não se sentem seguros e 43% estão insatisfeitos com a estabilidade política.
Em relação à vida familiar, o país também está entre os últimos da lista, ganhando apenas da Turquia. Mais da metade dos pais (54%) se dizem preocupados sobre a segurança de seus filhos dentro do território.
A qualidade da educação também é avaliada negativamente em 38%, mais do que a média global, de 16%. Em relação a trabalho, o Brasil ocupa a 58ª colocação, um dos últimos. Como um todo, a maioria dos expatriados (83%) acham os brasileiros amigáveis, mas concordam que não é fácil viver em um país sem saber falar a língua local (74%).
Em último lugar do ranking de destinos para expatriados está o Kuwait. 51% dos entrevistados dizem não se sentir em casa dentro da cultura local, enquanto 63% ressaltam a dificuldade de fazer amigos no país.
Itália, que ocupa o 63º lugar, atingiu o fundo em termos de trabalho. Apenas 16% veem o estado financeiro positivamente e 39% se dizem preocupados com a segurança de seus empregos. Na subcategoria de finanças pessoais, o país está em 62 posição, com 33% dos expatriados dizendo estar preocupados com suas situações financeiras.
O Reino Unido se encontra na 58ª posição, tendo apresentado quedas em diversas subcategorias por conta da incerteza envolvendo o Brexit. Mais de 40% dos expatriados citam a queda da estabilidade política.
Melhores destinos
Taiwan lidera a pesquisa dos principais destinos para expatriados. A nação se sobressai pela boa qualidade de vida, ocupando o terceiro lugar, e um sistema de saúde acessível. Expatriados também se dizem felizes com a segurança pessoal em Taiwan. 78% também mencionam a facilidade em se acomodar na região.
Vietnã e Portugal ocupam, respectivamente, a segunda e a terceira colocação. O primeiro país é reconhecido pelas boas oportunidades de carreira, enquanto o segundo se destaca pela qualidade de vida, liderando a subcategoria, e pelas atividades de lazer.
México, Espanha, Cingapura, Bahrein, Equador, Malásia e Tchéquia compõem o restante do top 10.
Metodologia
A pesquisa deste ano contou com 17 subcategorias e ouviu 20,2 mil expatriados representando 182 nacionalidades e vivendo em 187 países ou territórios.
Para a seleção dos países, foi preciso apresentar ao menos 75 entrevistados por destino, com exceção do índice sobre vida familiar.