Brasil e Portugal assinam ato de cooperação econômica; confira os acordos firmados
Os governos do Brasil e de Portugal assinaram acordo para cooperação econômica nesta segunda-feira (24). Desde sexta-feira (21) em Portugal, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva cumpre agenda na Europa até dia 26.
Para a cooperação, os países estabeleceram três frentes prioritárias:
- Ações para incrementar a cooperação econômica e comercial entre a Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP)
- Ações para promoção do desenvolvimento e internacionalização de startups
- Ações para promoção e desenvolvimento de negócios entre Pequenas e Médias Empresas de ambos os países
Entre para o Telegram do Money Times!Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo. Clique aqui e faça parte!
Confira os demais acordos assinados entre Brasil e Portugal:
- Escola Portuguesa de Negócios
O ministro Mauro Vieira assinou em conjunto com o ministro português dos Negócios Estrangeiros, acordo sobre a criação da Escola Portuguesa de São Paulo, reforçando os laços culturais entre os países.
- Energia
Brasil e Portugal firmaram um Memorando de Entendimento no domínio da Energia durante a XIII Cúpula Luso-Brasileira. O ato incentiva a troca de experiências e conhecimentos entre entidades nacionais, visando projetos e soluções inovadoras nos países.
- Geologia e Minas
Os governos brasileiro e português assinaram Memorando de Entendimento no domínio da Geologia e Minas, para promover intercâmbio técnico.
- Condução de Automóveis
Brasil e Portugal assinaram Memorando de Entendimento para promover o Reconhecimento Mútuo de Títulos de Condução. Dessa forma, habilitados poderiam conduzir veículos em amos os países.
- Saúde
O Governo Federal e o governo de Portugal celebraram o Memorando de Entendimento para Cooperação Internacional entre o Ministério da Saúde, a FioCruz e os ministérios portugueses da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior; a Economia e do Mar.