Juros

Brasil é o maior pagador de juros reais do mundo, mesmo com Selic estável

26 out 2022, 19:15 - atualizado em 26 out 2022, 19:17
Ações
Mesmo com Selic estável em 13,75%, Brasil segue como maior pagador de juros reais no mundo, segundo levantamento da Infinity Asset (Imagem: Divulgação)

O Comitê de Política Monetária (Copom) decidiu manter a taxa básica de juros em 13,75%, pela segunda reunião consecutiva. Ainda assim, a decisão mantém o Brasil na liderança do ranking global de maior pagador de juros reais do mundo.

É o que mostra levantamento feito pela Infinity Asset Management. Aliás, o país ocupa essa amarga posição com ampla vantagem. Portanto, nem mesmo com um improvável corte de 0,25 ponto percentual (pp) na Selic nesta quarta-feira, o Brasil abandonaria a amarga colocação. 

Descontada a inflação projetada para os próximos 12 meses (ex-ante), o Brasil paga 7,80% em taxas de juros reais. Mais atrás, está o México, com juro real de 5,37%.

Aliás, outros países latinos completam a lista de maiores pagadores de juros reais, com a Colômbia aparecendo em terceiro lugar (5,16%), seguida do Chile (4,83%). A Hungria completa o ranking Top 5, com juro real de 3,72%.

Argentina também é líder

A América Latina também é destaque no ranking de maior pagador de juros em termos nominais – portanto, desconsiderando-se a inflação. Nessa lista, a Argentina aparece na liderança, com taxa de 75,00%. Nesse levantamento, o Brasil é o segundo colocado e aparece, de longe, agora com a Selic estacionada em 13,75%.

Siga o Money Times no Instagram!

Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Todo dia um resumo com o que foi importante no Minuto Money Times, entrevistas, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil!

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar