Meio Ambiente

Brasil e nações com floresta tropical unem forças para salvar a selva

14 nov 2022, 8:07 - atualizado em 14 nov 2022, 8:07
Vista aérea de regoão desmatada da floresta amazônica em Manaus
“As florestas são importantes, a natureza é importante. E acredito que sem a proteção da Amazônia, não podemos ter segurança climática” (Imagem: REUTERS/Bruno Kelly)

As três maiores nações que abrigam florestas tropicais no mundo —Brasil, República Democrática do Congo e Indonésia— lançaram formalmente nesta segunda-feira uma parceria para cooperar na preservação da floresta.

A Reuters informou em agosto que o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva buscaria uma parceria com as outras duas nações para pressionar o mundo rico a financiar a conservação das florestas.

Representantes dos três países, que representam 52% das florestas tropicais do mundo, assinaram a declaração conjunta durante as negociações na Indonésia, antes do país sediar o encontro do G20, ou Grupo das 20 nações industrializadas, que começa na terça-feira.

As conversações do G20 coincidem com a segunda e última semana da cúpula climática da COP27 das Nações Unidas no Egito, onde a conselheira ambiental de Lula, Izabella Teixeira, disse que o Brasil procuraria obter o envolvimento de outros países da bacia amazônica, que abrange nove nações.

“As florestas são importantes, a natureza é importante. E acredito que sem a proteção da Amazônia, não podemos ter segurança climática”, disse Teixeira, que foi ministra do Meio Ambiente durante o mandato de Lula, que terminou em 2010.

“Acredito que o Brasil deve promover que outros países se unam.”

Siga o Money Times no Instagram!

Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Todo dia um resumo com o que foi importante no Minuto Money Times, entrevistas, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil!