AgroTimes

Brasil e Índia debatem redução tarifária e firmam acordos durante missão de Fávaro; veja

06 nov 2023, 12:33 - atualizado em 06 nov 2023, 12:33
Fávaro índia
Fávaro anuncia maior cooperação técnica do Brasil para melhoramento genético da raça girolando na Índia; confira os detalhes (Foto: Mapa)

Na última sexta-feira (3), o ministro da Agricultura e Pecuária (Mapa), Carlos Fávaro, encerrou sua missão oficial em Nova Delhi, capital da Índia.

De acordo com Fávaro, foram assinados memorandos de entendimentos entre instituições dos dois países, que visam a ampliar a cooperação e fomentar o desenvolvimento do comércio bilateral.

“Abrimos o mercado de avocado e, ainda no campo da fruticultura, também finalizamos o processo de abertura de mercado de cítricos, como limão-taiti, limão siciliano, lima ácida e tangerina. Além disso, firmamos um memorando de entendimento para ampliar o mercado de soja, a fim de podermos vender suplementos alimentares para a cadeia produtiva de leite na Índia”, comemorou o ministro.

Na ocasião, também foram analisados pleitos para a autorização de importação de produtos de açaí brasileiro, como a polpa e o açaí liofilizado.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Avanços entre Brasil e Índia no agro

Entre os avanços firmados, está a maior cooperação técnica do Brasil para melhoramento genético da raça girolando na Índia.

Além da parceria para melhoramento genético, também foram discutidas cooperações científicas com instituições de ensino superior na capacitação profissional.

O aumento das cotas e a redução tarifária das cadeias produtivas de aves (frango inteiro e cortes de frango), suínos, algodão, frutas e suco de laranja também foram alguns dos destaques.

Fávaro também palestrou no encerramento do evento “O Diálogo sobre Transição Energética”, organizado pela Observer Research Foundation (ORF).

O ministro caracterizou o etanol como o “combustível do futuro” e destacou a participação cada vez mais consolidada do Brasil e da Índia no Fórum Global de Biocombustíveis.

Além das diversas reuniões bilaterais com autoridades indianas, o ministro também avalia que “foi de grande importância” a participação do Mapa na feira de alimentos World Food India, que contou com a presença de empresários brasileiros e proporcionou novos negócios.

“O governo do presidente Lula está atuando pelo mundo, realizando negociações e aberturas que geram empregos, oportunidades e bem-estar para nosso povo”.