Brasil deve ser convidado para reunião deste ano do G7; em 2022, foi a Argentina
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve ser convidado a participar da reunião do Grupo dos Sete (G7). A informação foi obtida com exclusividade pelo Jornal da Globo e reproduzida por agências de notícias.
O evento neste ano acontecerá no Japão, em maio. O G7 costuma convidar países de relevo, que não são integrantes do grupo, para seus encontros. Em 2022, os países convidados para a cúpula foram Argentina, África do Sul, Índia, Indonésia e Senegal.
A última participação brasileira no G7 aconteceu em 2008, durante o segundo mandato de Lula. Desde então, o Brasil não havia sido chamado nenhuma outra vez.
O Brasil não faz parte do grupo dos sete países mais industrializados do mundo. O G7 é composto por Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido. Porém, a União Europeia (UE) também é representada.
Lula nos EUA com Biden
A informação é ventilada durante a viagem oficial de Lula aos Estados Unidos, onde foi recebido pelo presidente Joe Biden nesta sexta-feira (10). O presidente retorna neste sábado (11) ao Brasil.
Lula e Biden divulgam comunicado conjunto; veja a íntegra
Pelo Twitter, Lula destacou o “ótimo encontro” com Biden, restabelecendo parcerias voltadas ao meio ambiente e à defesa da democracia. Segundo ele, os dois tiveram uma “longa conversa” sobre “vários problemas comuns” de ambos os países.
Confira:
Hoje retorno ao Brasil depois de um ótimo encontro com o presidente Joe Biden, @POTUS, nos EUA. Estamos voltando a estabelecer parcerias importantes para o cuidado com nosso meio ambiente e na defesa da democracia. O Brasil está de volta ao debate mundial. Bom dia para todos.
— Lula (@LulaOficial) February 11, 2023
Com muito alegria, volto ao Brasil depois de uma longa conversa com o presidente @POTUS sobre vários problemas comuns do Brasil e EUA. É importante estarmos juntos, e os EUA estão convencidos da necessidade do mundo cuidar com mais carinho dos países com muita reserva florestal.
— Lula (@LulaOficial) February 10, 2023
Por sua vez. o presidente norte-americano postou nas redes sociais que “está construindo uma parceria EUA-Brasil mais forte para gerações que estão por vir”.
Building a stronger United States-Brazil partnership for generations to come. pic.twitter.com/9sQXyPm8yn
— President Biden (@POTUS) February 11, 2023