Quer saber o que comprar agora na Bolsa? Receba as melhores dicas do Brasil

Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Brasil deve escapar de nova recessão por um triz, projeta UBS

Valter Outeiro da Silveira - 05/07/2019 - 18:17
Aprovação de reformas é fundamental para expectativas (Imagem: Arquivo/Agência Brasil)

A equipe macroeconômica do UBS para América Latina projeta crescimento de 0,1% no PIB do segundo trimestre, na relação com os três primeiros meses do ano. Na base anual, alta de 0,65% é esperada pelos economistas Rafael de La Fuente, Tony Volpon e Fabio Ramos.

Uma das premissas para a expectativa é a projeção de variação positiva de 0,8% nas vendas do varejo de maio na base anual, a serem divulgadas na próxima quinta-feira (11). O dado mais amplo, incluindo materiais para construção e automóveis, deverá relatar alta de 0,5%.

Além da performance do setor varejista, o banco suíço espera avanço de 6,6% no setor de serviços em maio, componente com maior participação no PIB. Apesar da melhora, a base fraca de comparação – devido a greve dos caminhoneiros – é destacada pelo UBS.

2020 e 2,2%

“Todos esses números indicam que o crescimento do segundo semestre deverá ser próximo de zero”, projetam os economistas. Caso os dados sejam piores do que o esperado, “outro fraco resultado influenciará as projeções do mercado para intervalo de crescimento entre 0,5% e 0,7% (de 0,85% atualmente), apesar da melhora da perspectiva para o segundo semestre, incluindo a reforma da previdência no Congresso”.

Após variação negativa no primeiro trimestre e retomada entre abril e junho, o UBS projeta crescimento de 1% no nível de produto da maior economia da América Latina. “Para 2020, projetamos 2,2% de alta no PÌB”, avaliam os economistas, listando os seguintes requisitos para fundamentar a projeção: progresso das reformas, melhora nas condições financeiras e permanência da taxa básica real de juro em níveis baixos.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!

Veja abaixo indicadores selecionados pelo UBS:

Leia mais sobre: Brasil, Economia, PIB, UBS

Última atualização por Valter Outeiro da Silveira - 05/07/2019 - 18:48