Brasil confirma variante britânica em dois pacientes com coronavírus
O Brasil confirmou dois casos da variante britânica do coronavírus em Goiás, em testes realizados em 31 de dezembro, segundo a Secretaria de Saúde do estado.
Em um comunicado na sexta-feira, as autoridades afirmaram que as duas pessoas que contraíram a variante britânica vivem nos arredores da capital federal Brasília.
A secretaria estadual de Saúde não afirmou se esses são os primeiros casos da variante britânica encontrados no Brasil. Direcionou as perguntas ao ministério da Saúde, que não comentou a situação imediatamente.
A Organização Mundial de Saúde afirmou que a variante britânica já foi encontrada em mais de 70 países.
As pessoas que contraíram a variante tiveram contato com um parente que vive na Inglaterra, viajou ao Brasil para as festas de fim de ano e foi diagnosticado com Covid-19, afirmou a Secretaria de Saúde de Goiás.
Após testar positivo para a doença em 31 de dezembro, amostras de testes dos dois pacientes foram analisados pelo Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo.
Um sequenciamento de genoma do vírus confirmou a infecção pela variante britânica do coronavírus, afirmou o comunicado das autoridades sanitárias de Goiás.