Brasil assina acordo com BID para crédito agrícola de US$1,2 bi
O Ministério da Economia e o Ministério da Agricultura assinaram um Termo de Cooperação com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para o estabelecimento de uma linha de crédito no valor de 1,2 bilhão de dólares, para destinação prioritária ao desenvolvimento sustentável das cadeias produtivas agropecuárias, segundo um comunicado.
A nova linha de crédito poderá ser utilizada por entidades do governo federal e dos governos estaduais, além de instituições financeiras que atuem como intermediárias com o setor privado.
O crédito ficará disponível por dez anos.
Serão atendidas as áreas de defesa e inovação agropecuária –incluindo pesquisa, assistência técnica e extensão rural–, regularização fundiária e ambiental, além de sustentabilidade ambiental e resiliência às mudanças climáticas.
O Programa de Apoio ao Desenvolvimento Agropecuário no Nordeste (AgroNordeste) será o primeiro beneficiado, com 230 milhões de dólares, para o desenvolvimento de oportunidades econômicas em cadeias de valor agropecuárias, na regularização fundiária e ambiental.