CryptoTimes

Brainard, do Fed, pede ação rápida na regulação de criptomoedas

08 jul 2022, 15:44 - atualizado em 08 jul 2022, 15:44
Brainard acrescentou que novas tecnologias e engenharias financeiras não podem por si só transformar ativos arriscados em seguros (Imagem: REUTERS/Elizabeth Frantz)

A indústria de criptomoedas precisa de uma regulação forte antes que se torne difundida a ponto de representar riscos para a estabilidade financeira, disse a vice-chair do Federal Reserve, Lael Brainard, nesta sexta-feira, destacando que a recente turbulência no segmento mostrou que as divisas virtuais sofrem os mesmos riscos que o setor financeiro tradicional.

“É importante que as bases para uma regulação sólida do sistema financeiro ‘cripto’ sejam estabelecidas agora, antes que o ecossistema ‘cripto’ se torne tão grande ou interconectado que possa representar riscos para a estabilidade do sistema financeiro geral”, afirmou Brainard em comentários preparados para uma conferência do banco central britânico em Londres.

Embora a indústria de criptomoedas afirme que ativos digitais são fundamentalmente diferentes das finanças tradicionais, Brainard disse que o setor provou ser suscetível aos mesmos riscos e deve estar sujeito às mesmas regras.

Esses riscos incluem alavancagem, liquidações relâmpago, opacidade, incompatibilidades entre vencimento e liquidez e contágio, afirmou. Brainard acrescentou que novas tecnologias e engenharias financeiras não podem por si só transformar ativos arriscados em seguros.

“A resiliência financeira futura será bastante aprimorada se garantirmos que o perímetro regulatório englobe o sistema financeiro ‘cripto’ e reflita a base do mesmo risco, mesma divulgação, mesmo resultado regulatório”, disse Brainard.

A cooperação nacional e internacional seria necessária, afirmou, para garantir a conformidade com os regulamentos existentes e adaptar os novos.

Siga o Money Times no Linkedin!

Fique bem informado, poste e interaja com o Money Times no Linkedin. Além de ficar por dentro das principais notícias, você tem conteúdo exclusivo sobre carreira, participa de enquetes, entende sobre o mercado e como estar à frente no seu trabalho. Mas não é só isso: você abre novas conexões e encontra pessoas que são uma boa adição ao seu network. Não importa sua profissão, siga o Money Times no Linkedin!