Bradesco lança ETF de Índice Bovespa na quarta-feira
O Bradesco vai lançar oficialmente seu primeiro fundo com cotas negociadas em bolsa (Exchange Traded Fund, ou ETF) na quarta-feira. O ETF do Bradesco vai reproduzir o Índice Bovespa, e será o quarto a acompanhar o principal indicador do mercado de ações. BlackRock, Caixa Econômica Federal e Itaú Unibanco já possuem ETFs de Ibovespa. O ETF do Bradesco foi antecipado pelo Portal do Pavini.
A cota do ETF funciona como uma ação. Ela é negociada em bolsa e seu valor acompanha a variação do índice no qual o fundo aplica. ETFs do Índice Bovespa aplicam nos mesmos papéis do Ibovespa e, portanto, ao comprar uma cota, o investidor está adquirindo toda a carteira do índice, por um preço bem menor. Os ETFs também têm taxa de administração mais baixa, o que permite ao investidor aplicar em ações de maneira diversificada com baixo custo e valores menores.
Recentemente, o Tesouro Nacional lançou um ETF de renda fixa lastreado em títulos do governo corrigidos pela inflação.
O ETF do Bradesco começa a ser negociado oficialmente na bolsa B3 nesta quarta-feira, às 9 horas. O código será BOVB11. A gestora do fundo será a Bradesco Asset Management.