Bracher, do Itaú, diz estar pronto para lidar com ameaça das fintechs
O presidente executivo do Itaú Unibanco, Candido Bracher, disse hoje, em entrevista ao Financial Times, que o banco está pronto para lidar com a ameaça das fintechs, startups financeiras que buscam trazer mais eficiência para o setor bancário por meio de soluções inovadoras.
A reportagem cita uma estimativa do Goldman Sachs de que já existem 200 fintechs no Brasil com potencial para desviar dos bancos cerca de R$ 75 bilhões em negócios, e diz que, para deixar sua marca, Bracher terá de atacar esse setor.
Também é mencionada a incubadora de startups do Itaú Unibanco, a Cubo. “O que as fintechs não têm, normalmente, é a capacidade de gerenciar uma série grande de produtos financeiros”, disse Bracher à publicação.
Aos 58 anos, Bracher assumiu a presidência do Itaú Unibanco em maio deste ano, após Roberto Setubal se aposentar. O desafio do atual presidente leva em consideração ainda o pouco tempo que ele dispõe para fazer a diferença, já que o banco institui aposentadora compulsória para diretores executivos aos 62 anos.
(Por Flavia Alemi)