BR Distribuidora recebe autorização da ANP para comercializar gás natural em todo o Brasil
A BR Distribuidora (BRDT3) informou nesta segunda-feira (29) que recebeu a autorização da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) para comercializar gás natural em todo o território brasileiro, mediante contratos registrados na própria entidade.
Em vigor, a autorização está alinhada com o plano estratégico da companhia.
“A companhia está atenta às oportunidades que serão geradas pela abertura desse mercado”, disse a BR Distribuidora. “Esse movimento está alinhado à gestão de portfólio, que é uma das dez iniciativas anunciadas pela companhia, logo após a sua privatização”.
A empresa reiterou que a autorização pela ANP é apenas “um passo de muitos necessários” para que a comercialização de gás seja viabilizada. Dentre as medidas, ainda faltam a regulamentação da figura do Consumidor Livre nos estados e as definições regulatórias sobre o acesso aos gasodutos de transporte.
Incertezas
O setor de combustíveis está se preparando para um período de incertezas e volatilidade de preços, considerando que as vendas de etanol e gasolina devem voltar ao patamar pré-crise somente em 2022, na melhor das hipóteses.
“Estamos observando o comportamento do consumidor. Ainda que levantem as medidas de isolamento, a gente ainda não sabe exatamente qual será o comportamento do consumidor em termos de deslocamento e de opções de transporte”, disse Clarissa Lins, conselheira da Associação Brasileira de Downstream (ABD), à Reuters.