BP reduz perspectivas de demanda de petróleo e gás no longo prazo
A BP reduziu sua perspectiva de demanda de petróleo e gás no longo prazo, com o argumento de que a guerra da Rússia na Ucrânia acelerará a transição global em direção à energia renovável, segundo relatório divulgado nesta segunda-feira, 30.
Em suas previsões de energia para 2023, a gigante petrolífera do Reino Unido cortou sua previsão de demanda de petróleo em 2035 em 5%, em relação ao relatório do ano passado.
Para o gás natural, a redução foi de 6%. Por outro lado, a BP aumentou sua perspectiva de demanda de 2035 para renováveis em 5% e nuclear em 2%, em seu cenário principal, que se baseia nas metas de descarbonização do governo britânico.
“O aumento da importância atribuída à segurança energética, como resultado da guerra entre Rússia e Ucrânia, leva ao longo do tempo a uma mudança de combustíveis fósseis para combustíveis não fósseis produzidos localmente, acelerando a transição energética”, disse a BP no documento.
A empresa afirmou também que o impacto se concentra na Ásia e na União Europeia, visto que ambas as regiões dependem fortemente de importações de petróleo e de gás natural.