BP anuncia maior descoberta de petróleo em décadas na Bacia de Santos

A BP anunciou nesta segunda-feira (4) que fez sua maior descoberta de petróleo e gás em 25 anos na bacia de Santos, no Brasil, dentro da área do pré-sal, localizada em águas profundas e considerada um grande reservatório de petróleo e gás.
A BP retomou o foco nos combustíveis fósseis no ano passado para recuperar a confiança dos investidores e reverter o fraco desempenho de suas ações após uma tentativa problemática de transição para as energias renováveis.
As ações da empresa, listadas em Londres, subiram 1,4% nas primeiras negociações do dia.
- SAIBA MAIS: Fique por dentro dos melhores conteúdos do Money Times sem pagar nada por isso; veja como
A BP, que planeja aumentar sua produção global de petróleo e gás para entre 2,3 milhões e 2,5 milhões de barris de óleo equivalente por dia até 2030, informou que esta foi sua 10ª descoberta só em 2025, após achados em Trinidad, Egito, Brasil, entre outros países.
A produção em 2024 foi de 2,4 milhões de barris de óleo equivalente por dia, mas a empresa espera uma redução em 2025.
A petroleira, que planeja estabelecer um novo grande polo de produção offshore no Brasil, havia garantido o bloco em dezembro de 2022, em termos que classificou como “muito bons comercialmente”.
A BP detém 100% de participação no bloco Bumerangue, atuando como gestora do contrato de partilha de produção.
Segundo a BP, análises realizadas no local da perfuração indicaram níveis elevados de dióxido de carbono, e análises laboratoriais serão iniciadas, o que fornecerá mais informações sobre o potencial do bloco.
A BP divulgará seus resultados do segundo trimestre nesta terça-feira (5).