Boticário, McDonald, Cacau Show: quais as maiores franquias do Brasil? Veja as top 10
Mesmo com a pandemia, as franquias mostraram poder de resiliência, revela pesquisa da Associação Brasileira de Franchising (ABF), que traçou o Perfil das 50 Maiores Redes de Franquias no Brasil por número de unidades em operação.
O levantamento indica que o volume de unidades das 50 maiores marcas aumentou 5% em 2020 frente a 9% no ano anterior.
“Levando-se em consideração que a Covid-19 tomou praticamente todo o ano passado, esse aumento revela a resiliência, capacidade de reação e adaptação do sistema de franquias a cenários adversos”, informa.
Apesar disso, o setor faturou R$ 167,2 bilhões em 2020, uma queda 10,5% em comparação a 2019, que somou R$ 186,8 bilhões.
Para André Friedheim, presidente da ABF, “a força, a maturidade e a resiliência do franchising nacional estão refletidas nessa lista das 50 Maiores Redes de Franquias do Brasil”.
“Nesse período de dificuldades sem precedentes em mais de um século para pessoas e empresas no enfrentamento da pandemia de Covid-19, essas redes demonstraram a importância do trabalho em rede, da força da marca, dos princípios e valores que norteiam o setor de franquias”, diz.
Veja a seguir o ranking das 10 maiores
1º Lugar: O Boticário
O Boticário manteve o 1º lugar na lista, com 3.620 unidades no Brasil. A rede atua no segmento de Saúde, Beleza e Bem-Estar.
Além das lojas, a rede também possui duas fábricas: uma em São José dos Pinhais (PR), onde está localizado o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento, e outra em Camaçari (BA).
A empresa possui 13 mil colaboradores diretos nas lojas próprias, fábricas, centros de distribuição e escritórios, além de outras 40 mil pessoas que trabalham na rede de franquia.
2º Lugar: McDonald’s
A tradicional rede de fast foods McDonald’s levou o segundo lugar, com 2.567 operações de franquia.
Aqui no Brasil, a empresa americana é gerenciada pela Arcos Dourados, maior franquia McDonald’s do mundo, tanto em vendas totais como em número de restaurantes.
3º Lugar: Cacau Show
A Cacau Show subiu uma posição, alcançando o 3º lugar na lista, com 2.371 unidades.
Ao todo, a rede possui 53 milhões de clientes por ano e mais 30 milhões de chocolates vendidos no ano.
4º Lugar: Subway
Mais uma rede de restaurantes fast food a encabeçar a lista, com 1.863 franqueados, o Subway é considerada a rede de franquias que cresceu mais depressa no mundo, com 44 mil restaurantes espalhados por 98 países.
5º Lugar: Am/Pm
As lojas de conveniência Am/Pm pertencem ao Posto Ipiranga e é considerada a maior do gênero no Brasil.
Possui 1.804 unidades. Apesar do número, houve uma queda de 24% na cifra em relação ao mesmo período do ano passado com o reflexo da pandemia.
6º Lugar: Lubrax+
A Lubrax+ somou 1.665 unidades e pertence a BR Distribuidora (BRDT3). A franquia é considerada um centro avançado de lubrificação.
Faturou R$ 217 milhões entre janeiro de 2015 e dezembro de 2016.
7º Lugar: CVC Brasil
A CVC Brasil (CVCB3) fechou o período com 1.425 lojas franqueadas, uma alta de 1%, mesmo com a crise do coronavírus.
É a maior operadora de turismo do Brasil.
8º Lugar: Óticas Carol
A Óticas Carol (saúde, beleza e bem-estar), subiu da 11ª para a 8ª posição, com 1.394 unidades.
Possui 21 anos de experiência no setor ótico e de franquias e pertence ao Grupo Luxottica, maior conglomerado do segmento ótico do mundo.
9º Lugar: Seguralta
A Seguralta – Bolsa de Seguros (Serviços e Outros Negócios), saiu do 12º para o 9º lugar, com 1.325 unidades.
É considerada a maior corretora de seguros do Brasil. Possui 200 mil clientes atendidos, operando com mais de 30 seguradoras.
10º Lugar: Burger King Brasil
O Burger King (BKBR3) avançou do 14º para o 10º lugar, passando a integrar esse seleto grupo, com 1.302 franquias, e apresentando a maior variação, com 8% mais unidades entre 2019 e 2020.