Internacional

Boris Johnson diz que não vai disputar cargo de primeiro-ministro do Reino Unido

23 out 2022, 18:25 - atualizado em 23 out 2022, 18:26
Boris Johnson
Boris voltou de férias no Caribe para tentar garantir o apoio de 100 parlamentares e entrar no pleito da próxima segunda-feira (Imagem: Facebook/Boris Johnson)

Boris Johnson afirmou neste domingo (23) que não vai participar da disputa à liderança do Partido Conservador que o colocaria novamente no cargo de primeiro-ministro do Reino Unido.

Boris se reuniu com o secretário do Tesouro de seu governo, Rishi Sunak, que confirmou hoje sua candidatura à liderança do Partido Conservador para substituir Liz Truss como chefe do governo.

Sem o apoio de Sunak e da também candidata a premiê britânica Penny Mourdant, Boris afirmou que a melhor coisa que ele poderia fazer é não permitir que sua nomeação siga adiante.

Boris não havia declarado formalmente sua candidatura, mas sinalizou a intenção de concorrer.

Com Boris fora da disputa, aumentam as chances de Sunak de assumir o cargo.

No Twitter, Sunak disse que o objetivo é ultrapassar a “profunda crise econômica” que afeta o país e unir o partido.

O ex-ministro destacou que esteve à frente das Finanças no momento mais “difícil” para o Reino Unido, referindo-se à pandemia de Covid-19.

“Os desafios que enfrentamos são ainda maiores. Mas as oportunidades, se tomarmos a decisão certa, são fenomenais”, comentou Sunak, em publicação de sua conta no Twitter.

Boris voltou de férias no Caribe para tentar garantir o apoio de 100 parlamentares e entrar no pleito da próxima segunda-feira.

Antes apoiado, o ex-primeiro ministro encontrou muitos apoiadores anteriores o aconselhando a se afastar, uma vez que a breve trajetória de Truss ocupando o cargo provocou turbulência nos mercados financeiros, atingindo o valor da libra.

Johnson também está enfrentando uma investigação do comitê de privilégios sobre se ele teria ou não enganado o parlamento sobre as festas em Downing Street durante o lockdown por conta da Covid-19.

Com informações de The Guardian e Reuters.

Prêmio Os + Admirados da Imprensa!

O Money Times é finalista em duas categorias do Prêmio Os + Admirados da Imprensa de Economia, Negócios e Finanças. O site concorre na categoria Canais Digitais e com o jornalista Renan Dantas na categoria Jornalistas Mais Admirados. Deixe seu voto aqui!