CryptoTimes

Bored Ape Yacht Club completa 1º aniversário; veja o que fez a coleção se destacar

05 maio 2022, 12:21 - atualizado em 05 maio 2022, 12:21
Bored Ape Yacht Club
A raridade dos NFTs de Bored Ape Yacht Club dependem de sete categorias (Imagem: Bored Ape Yacht Club/Divulgação)

Se você conhece um pouco sobre tokens não fungíveis (NFTs), é muito provável que já tenha visto ou ouvido falar de Bored Ape Yacht Club (BAYC).

O ano passado foi considerado o ano dos NFTs, inclusive pelo dicionário Collins, visto que os jpegs movimentaram US$ 25 bilhões em 2021, e um dos principais impulsionadores desse valor foi BAYC.

A coleção criada por Yuga Labs conta com 10 mil NFTs únicos, gerados de modo programático a partir de 170 traços diferentes, que incluem sete categorias: cor de fundo, roupas, brincos, olhos, tipo de pele, chapéu e boca.

Embora cada NFT de Bored Ape Yacht Club seja único, os itens da coleção variam em termos de raridade, o que também influencia o preço de cada um deles.

Lançada em 30 de abril do ano passado, BAYC tem também coleções “irmãs”, criadas por Yuga Labs, que são Bored Ape Kennel Club (BAKC) e Mutant Ape Yacht Club (MAYC).

Bored Ape Yacht Club foi lançada com um preço inicial de 0,08 ETH (cerca de US$ 190) cada, na OpenSea, a principal plataforma de comercialização de NFTs do mercado.

BAYC rapidamente alcançou o posto de maior coleção de NFTs, com uma capitalização de mercado de US$ 2 bilhões em um ano.

O sucesso da coleção também foi refletido em seu preço. Recentemente, o preço mínimo para adquirir um item de Bored Ape Yacht Club alcançou o recorde impressionante de 152 ETH (quase US$ 434 mil). O valor mínimo atual significa que os primeiros donos dos tokens obtiveram ganho de 216.900%, em dólar.

Embora tenha completado somente um ano de existência, pode-se dizer que Bored Ape Yacht Club conquistou o mercado de NFTs e também aqueles que não estavam familiarizados com essa tecnologia até então.

Confira abaixo os principais fatores que fizeram a coleção de Yuga Labs se destacar no mercado:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Benefícios para donos de NFTs de BAYC

Diferentemente de algumas coleções de NFTs, BAYC concede a seus donos direitos de imagem sobre o item adquirido.

Além disso, os detentores de NFTs da coleção podem ser membros de clubes, ter acesso a áreas exclusivas de BAYC, como “The Bathroom”, um painel de grafite colaborativo, e acesso antecipado a novos NFTs.

Alvo de hacks

Em abril deste ano, a maior coleção de NFTs do mercado foi alvo de dois ataques em suas redes sociais. No início do mês, o canal de Bored Ape Yacht Club no Discord foi hackeado.

Um hacker obteve acesso ao Discord oficial destinado a receber membros de Bored Ape Yacht Club, Mutant Ape Yacht Club e Mutant Ape Kennel Club.

O hacker conseguiu publicar um link para phishing no canal de Mutant Ape Kennel Club. O link estava disfarçado de “criação furtiva de NFT” e foi usado para roubar o Mutant Ape Yacht Club # 8862 de um usuário, segundo a empresa de segurança PeckShield.

Na semana passada, foi a vez do perfil oficial de BAYC no Instagram ser alvo de um ataque do mesmo tipo, mas que custou muito mais caro.

O hacker também fez um ataque de phishing, por meio de um link falso colocado na bio do perfil de Bored Ape Yacht Club, que faria o usuário perder seus NFTs ao tentar conectar sua própria carteira.

Dados preliminares indicaram que mais de 91 NFTs haviam sido roubados, ultrapassando US$ 13 milhões.

A coleção “queridinha” dos famosos

Neymar Jr. pagou R$ 6,5 milhões pelo Bored Ape Yacht Club #6633 (Imagem: Bored Ape Yacht Club/Reprodução)

Um dos principais fatores que fez Bored Ape Yacht Club se destacar no mercado é a adesão de famosos de diversos ramos.

A coleção teve itens adquiridos por Neymar Jr., Stephen Curry, Madonna, Jimmy Fallon, Justin Bieber, Post Malone, Paris Hilton, Snoop Dogg, entre outros.

A aquisição de Neymar Jr. chamou a atenção no mercado, pois o jogador gastou R$ 6,5 milhões somente em seu Bored Ape Yacht Club #6633, além de ter adquirido o item #5269 da coleção.

Em março deste ano, o jogador brasileiro recebeu R$ 1 milhão somente por ser dono de NFTs Bored Ape. Neymar recebeu essa quantia devido à distribuição (“airdrop”) de ApeCoin, quando o token foi lançado.

Detentores de itens da coleção poderiam resgatar 10.094 tokens APE por NFT da coleção. Visto que o jogador tem dois itens de Bored Ape Yacht Club, ele automaticamente teria direito a 20.188 tokens APE.

Considerando que APE estava cotado na casa dos US$ 11 na época do lançamento da criptomoeda, e cada dólar custava cerca de R$ 5, Neymar Jr. recebeu, cerca de R$ 1,11 milhão somente por ser dono de Bored Apes.

Muito além dos NFTs

Token

ApeCoin é, atulamente, o maior token de metaverso do mercado (Imagem: ApeCoin/Reprodução)

Com o rápido crescimento e sucesso de BAYC vieram também projetos ligados à coleção.

Em março deste ano, ApeCoin DAO lançou seu token — ApeCoin (APE) — atrelado ao ecossistema de BAYC.

Embora APE não tenha sido criado por Yuga Labs, o estúdio por trás de BAYC está adotando ApeCoin como o principal token para todos os novos produtos e serviços, incluindo o game em blockchain que deverá ser lançado ainda neste ano.

Assim como Bored Ape Yacht Club, ApeCoin também se tornou um sucesso. A criptomoeda ocupa, atualmente, o 31º lugar em capitalização de mercado, segundo CoinMarketCap.

Além disso, cerca de um mês após seu lançamento, ApeCoin ultrapassou Axie Infinity (AXS), The Sandbox (SAND) e Decentralad (MANA), tornado-se o maior token de metaverso do mercado.

BAYC chega ao mundo real

No mês passado, um grupo de empresários, formado por Kevin Seo, Andy Nguyen e membros da comunidade da coleção, decidiu levar Bored Ape Yacht Club às ruas da Califórnia, nos Estados Unidos.

Pelo fato de BAYC dar os direitos de imagem sobre o NFT a seu dono, os empresários não perderam tempo e decidiram abrir um restaurante com tema do Bored Ape #6184, e assim nasceu Bored & Hungry.

Segundo o Decrypt, a lanchonete temática aceita Ethereum (ETH) e ApeCoin como pagamento de seus “smash burgers”.

Bored Ape nas telonas

Também em abril, a corretora cripto Coinbase (COIN) anunciou que produzirá uma trilogia de filmes, chamada “The Degen Trilogy”, sobre Bored Ape Yacht Club.

A primeira parte da trilogia será lançada na conferência NFT.NYC, que acontecerá entre os dias 20 e 23 de junho.

O filme se passará por volta de 2020, em uma ilha de Manhattan “caótica”, quando “pela primeira vez, bens digitais e serviços ultrapassaram todos os outros indicadores de medida de valor no mercado”, segundo a sinopse.

Coinbase disse que, embora não espere lucrar com o filme, qualquer receita líquida será doada a uma organização sem fins lucrativos.

Receba as newsletters do Money Times!

Cadastre-se nas nossas newsletters e esteja sempre bem informado com as notícias que enriquecem seu dia! O Money Times traz 8 curadorias que abrangem os principais temas do mercado. Faça agora seu cadastro e receba as informações diretamente no seu e-mail. É de graça!