CryptoTimes

Bônus e 13º direto na carteira virtual? Veja como empresas podem passar a adotar NFTs no ambiente corporativo

18 abr 2023, 14:29 - atualizado em 20 abr 2023, 7:48
NFTs NFT Open Edition
O CCO da Lumx, comenta que a tecnologia blockchain possibilita a avaliação da eficácia do programa de recompensas pela empresa (Imagem: pexels)

As empresas estão adotando tecnologias inovadoras para melhorar a cultura corporativa e engajar seus colaboradores, e uma delas é o uso de NFTs, também chamados de colecionáveis digitais, afirma Caio Barbosa, C0-CEO da Lumx.

Em sua visão, os NFTs adicionam um elemento de diversão e competição ao ambiente de trabalho, onde é possível acumular pontos ao completar missões específicas e trocá-los por prêmios e benefícios personalizados.

A Lumx Studios explica que essa tecnologia dos colecionáveis digitais é uma estratégia eficaz para gamificar a jornada profissional e melhorar a motivação da equipe, além de aumentar a visibilidade da marca de forma orgânica.

O Co-CEO da Lumx, comenta que a tecnologia blockchain possibilita a avaliação da eficácia do programa de recompensas pela empresa. “Ela auxilia na tomada de decisões sobre como melhorar a jornada do colaborador.

Os NFTs adicionam um elemento de diversão e competição ao ambiente de trabalho, onde o time pode acumular pontos ao completar missões específicas e trocá-los por prêmios e benefícios como folgas, brindes ou até mesmo acessos a cursos e treinamentos, exemplifica o Co-CEO.

“Essa nova forma de recompensar e engajar a equipe pode ser uma alternativa para empresas que desejam criar um ambiente mais dinâmico e recíproco”, complementa.

De acordo com Barbosa, a implementação de programas de bônus internos baseados em colecionáveis digitais pode ser uma forma eficaz de testar a tecnologia dentro e fora das marcas.

“Além de criar um ambiente de trabalho mais envolvente e motivador, essa abordagem oferece novas possibilidades para conhecer melhor os colaboradores e avaliar o desempenho da tecnologia em um ambiente controlado”, comenta.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

NFTs dinâmicos em ambientes corporativos

Outra tecnologia abordada por Barbosa, são os NFTs dinâmicos. Para ele, empresas estão criando colecionáveis digitais dinâmicos para seus colaboradores, que evoluem à medida que eles interagem com a marca e se destacam por seu envolvimento. 

Os NFTs dinâmicos são uma evolução dos NFTs tradicionais. Enquanto os NFTs convencionais representam um ativo digital único e imutável, os NFTs dinâmicos são projetados para mudar e evoluir ao longo do tempo com base nas interações do usuário.

Essa estratégia promove um engajamento orgânico da marca, incentivando os colaboradores a compartilharem suas experiências com a empresa, curtirem publicações e propagarem a mensagem da marca à medida que recebem recompensas por essas interações.

“Com essa abordagem, a empresa pode ampliar seu alcance orgânico nas redes sociais e aumentar sua visibilidade sem precisar investir em publicidade paga, além de fomentar um ambiente de trabalho mais colaborativo”, diz.

Além disso, Barbosa diz que essa abordagem pode melhorar a retenção de talentos e atrair novos profissionais que valorizam uma cultura corporativa mais dinâmica e inovadora.

“Com a tecnologia blockchain, é possível criar uma relação mais transparente e confiável entre empresa e colaborador, criando uma nova forma de recompensar e engajar a equipe”, finaliza.