Bônus e 13º direto na carteira virtual? Veja como empresas podem passar a adotar NFTs no ambiente corporativo
As empresas estão adotando tecnologias inovadoras para melhorar a cultura corporativa e engajar seus colaboradores, e uma delas é o uso de NFTs, também chamados de colecionáveis digitais, afirma Caio Barbosa, C0-CEO da Lumx.
Em sua visão, os NFTs adicionam um elemento de diversão e competição ao ambiente de trabalho, onde é possível acumular pontos ao completar missões específicas e trocá-los por prêmios e benefícios personalizados.
A Lumx Studios explica que essa tecnologia dos colecionáveis digitais é uma estratégia eficaz para gamificar a jornada profissional e melhorar a motivação da equipe, além de aumentar a visibilidade da marca de forma orgânica.
O Co-CEO da Lumx, comenta que a tecnologia blockchain possibilita a avaliação da eficácia do programa de recompensas pela empresa. “Ela auxilia na tomada de decisões sobre como melhorar a jornada do colaborador.
Os NFTs adicionam um elemento de diversão e competição ao ambiente de trabalho, onde o time pode acumular pontos ao completar missões específicas e trocá-los por prêmios e benefícios como folgas, brindes ou até mesmo acessos a cursos e treinamentos, exemplifica o Co-CEO.
“Essa nova forma de recompensar e engajar a equipe pode ser uma alternativa para empresas que desejam criar um ambiente mais dinâmico e recíproco”, complementa.
De acordo com Barbosa, a implementação de programas de bônus internos baseados em colecionáveis digitais pode ser uma forma eficaz de testar a tecnologia dentro e fora das marcas.
“Além de criar um ambiente de trabalho mais envolvente e motivador, essa abordagem oferece novas possibilidades para conhecer melhor os colaboradores e avaliar o desempenho da tecnologia em um ambiente controlado”, comenta.
- Entre para o Telegram do Crypto Times!
Acesse as notícias do mundo cripto em tempo real. Clique aqui e faça parte!
NFTs dinâmicos em ambientes corporativos
Outra tecnologia abordada por Barbosa, são os NFTs dinâmicos. Para ele, empresas estão criando colecionáveis digitais dinâmicos para seus colaboradores, que evoluem à medida que eles interagem com a marca e se destacam por seu envolvimento.
Os NFTs dinâmicos são uma evolução dos NFTs tradicionais. Enquanto os NFTs convencionais representam um ativo digital único e imutável, os NFTs dinâmicos são projetados para mudar e evoluir ao longo do tempo com base nas interações do usuário.
Essa estratégia promove um engajamento orgânico da marca, incentivando os colaboradores a compartilharem suas experiências com a empresa, curtirem publicações e propagarem a mensagem da marca à medida que recebem recompensas por essas interações.
“Com essa abordagem, a empresa pode ampliar seu alcance orgânico nas redes sociais e aumentar sua visibilidade sem precisar investir em publicidade paga, além de fomentar um ambiente de trabalho mais colaborativo”, diz.
Além disso, Barbosa diz que essa abordagem pode melhorar a retenção de talentos e atrair novos profissionais que valorizam uma cultura corporativa mais dinâmica e inovadora.
“Com a tecnologia blockchain, é possível criar uma relação mais transparente e confiável entre empresa e colaborador, criando uma nova forma de recompensar e engajar a equipe”, finaliza.